'Saberes e Sabores'

A boa cozinha expõe seus segredos

Evento reúne chefs, gourmets e público de 3 mil pessoas, firmando Juazeiro no roteiro da boa cozinha

00:00 · 06.09.2015
Image-0-Artigo-1923950-1
Image-1-Artigo-1923950-1
Serão três dias de Roteiro Geocultural Gastronômico, de 9 a 11 de setembro. Entres os locais visitados estão o Geopark Araripe e a Praça da Sé em Crato Setor de serviços tem obtido maior destaque na economia da região do Cariri ( Fotos: Elizângela Santos )

Juazeiro do Norte. Com uma perspectiva de receber durante esta semana cerca de 3 mil pessoas, será realizado de 9 a 12 de setembro, em Juazeiro do Norte, O 'Saberes & Sabores - edição Cariri 2015: na rota da inovação.' O encontro da gastronomia será marcado pelo ecletismo e variedade não apenas nas habilidades dos chefs, mas no destaque a produtos típicos regionais. A ideia dos organizadores é que o Cariri entre no mapa dos gourmets, além de expandir os postos de trabalho, no setor que mais cresce dentre o segmento de serviços.

O evento contará com uma megaestrutura. São 16 chefs, entre convidados e instrutores do Senac/CE, 13 oficinas gastronômicas pagas com capacidade diária para 60 pessoas, seis oficinas gratuitas para 40 participantes por dia, 19 restaurantes da região do Cariri, quatro food trucks, uma cervejaria, um winebar, um expert em cervejas especiais, um sommelier em cachaça, e um sommelier em vinhos. O evento é realizado pelo Senac Ceará com vários parceiros.

O evento está dividido em dois espaços: Espaço Senac, dentro do IU-Á Hotel, onde ocorrem as oficinas pagas, com expectativa de 300 pessoas para os três dias. Além dos instrutores do Senac/CE, foram convidados chefs de destaque nacional, como Ana Luiza Trajano (curadora da Pós-graduação em Gastronomia Brasileira - Senac/SP, autora do livro Brasil a Gosto e do restaurante Brasil a Gosto).

Também estarão presentes Flávia Quaresma (chef formada em Paris e com experiência em grandes cozinhas do mundo. Ex-proprietária do Carême Bistrô e ex-apresentadora do programa "Mesa para dois" do GNT) e Bernard Twardy (chef corporativo do Beach Park e autor do livro "Cozinha Tropical Cearense". Um dos grandes divulgadores da gastronomia cearense).

Aberto

Já o segundo espaço é o Senac na Praça - Food Park, na Praça José Hilânio, conhecida como La Favorita, situada em frente ao hotel. Haverá uma extensa programação no local, que será aberto ao público.

Além do próprio Espaço Saberes, com a realização de oficinas gratuitas, ministradas somente por instrutores pertencentes aos quadros do Senac/CE, haverá ainda a participação dos food trucks Koni Street, El Chancho, Rapadura Food Truck e General Chicken, e de 19 restaurantes da região do Cariri, entre eles Grelhados Hamburgueria, Casa do Becco, Só Baião, Sirigado do Pedro, Pau D`Arco, Budega Cariri, Taberna da Carne e também a Dom Quixote.

Os foods trucks e restaurantes irão elaborar um prato especial para o evento, à base de algum ingrediente da culinária regional, no valor entre R$ 10 e R$ 15,00. No mesmo espaço estarão também uma cervejaria e um winebar provenientes de Fortaleza, em parceria com os Mercadinhos São Luiz.

Os participantes podem ainda descansar nos lounges colocados em alguns pontos e também assistir a apresentações artísticas e culturais coordenadas pelo Sesc/CE. Para o gerente de Negócios Estratégicos do Senac/CE no Cariri, Isaac Coimbra, a realização do Saberes & Sabores marca um novo tempo na gastronomia do Cariri, "onde o Senac vem desenvolvendo um conjunto de grandes ações para fomentar o setor.

Empregos

Com isso, os organizadores estimam que o evento possa proporcionar, a geração de novas oportunidades de negócios, bem como de novos postos de trabalho que irão melhorar a qualidade de vida dos caririenses no setor que mais cresce no País, a gastronomia do Cariri

"O Senac planeja interiorizar suas ações e escolheu a Região do Cariri porque é considerada como das mais prósperas e também um verdadeiro caldeirão cultural. Observamos também o crescimento do setor na região", explica o consultor de Gastronomia da Instituição, Ivan Prado, sobre a escolha do Cariri para realização do evento.

Roteiro

Além de toda a programação voltada ao público, o Senac/CE realizará ainda uma atividade direcionada aos chefs e aos jornalistas. Serão três dias de Roteiro Geocultural Gastronômico, de 9 a 11 de setembro.

Entres os locais visitados estão o Geopark Araripe, a Praça da Sé em Crato, com degustação de filhóis com óleo babaçu, o Museu de Paleontologia, o Ateliê de Espedito Seleiro, o Pontal de Santa Cruz para conhecer a culinária local, o horto e o museu do Padre Cícero, além de uma empresa que produz óleo de babaçu.

Mais informações:

Senac - Juazeiro do Norte

Endereço: R. São Luís

São Miguel

Telefone: (88) 3566-4790

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.