SUV PREMIUM

Volvo lança menor SUV de sua linha, o estiloso XC40

Novo SUV da Volvo, XC40 é lançado com três versões e previsão de 2 mil unidades vendidas por ano no Brasil

SUV Menor Mesmo sendo o caçula da linha, XC40 tem bom espaço interno e capricha na tecnologia
00:00 · 16.04.2018 por André Marinho - Editor
Design da traseira tem visual agressivo, com destaque nos vincos da porta do bagageiro e nas luzes em formato de bumerangue ( Fotos: divulgação )
Itens de série: sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas anti impacto
Porta malas do carro tem capacidade para 1.336 litros, com assoalho que pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens usando ganchos
Por dentro o conforto e a escolha de materiais nobres já conhecida da marca Volvo, com amplo espaço para cinco pessoas

Seus rivais têm força no mercado: Audi Q3, Mercedes-Benz GLA e BMW X1. Mas a Volvo aposta em tecnologia e sua reconhecida segurança veicular para conquistar o disputado mercado de SUVs premium de entrada.

Produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, o XC40 foi apresentado mundialmente em novembro de 2017, em Barcelona (Espanha), e é oferecido em três versões de acabamento: T4, T5 Momentum e T5 R-Design. No Brasil foi lançado semana passada em Florianópolis, belíssima capital de Santa Catarina.

As versões T5 Momentum First Edition e T5 R-Design First Edition, já esgotadas, trazem um pacote especial de equipamentos, incluindo câmera 360°, assistente de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert, bancos dianteiros com aquecimento, bancos traseiros rebatíveis eletricamente com acionamento pelo porta-malas e sistema de alerta em caso de colisão traseira.

Medidas

Com dimensões de um legítimo SUV, o XC40 apresenta um grande entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes.

O XC40 combina robustez com visual elegante e refinado. O exterior tem um capô longo e largos para-lamas que confirmam a presença imponente do modelo. A forte personalidade da dianteira, a exemplo do XC60 e do XC90, é expressada pelo mais avançado sistema de iluminação do segmento.

O Volvo FULL LED System incorpora quatro funções aos faróis do veículo: Automatic Bending Lights (ABL), com luzes auto-direcionais que acompanham o giro do volante; Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; nivelamento automático do facho do farol, de acordo com a carga do veículo; e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna em formato "T" (Martelo de Thor) contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros.

O carro chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive), que calcula constantemente a distribuição de tração entre os eixos para obter a melhor performance e estabilidade. O controle absoluto do veículo se dá também por meio de diferentes modos de condução. São cinco no total, que ajustam parâmetros relacionados à resposta do motor, agilidade de troca de marchas, ajuste de esforço da direção, resposta dos freios e estabilidade: Eco: privilegia economia de combustível; Comfort: prioriza suavidade nas reações do veículo; Off-road: para transitar fora de estrada; Dynamic: para uma condução mais esportiva; Individual: customiza a configuração.

O modelo dispõe de transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor, que gera potência de 190 hp a 4.700 rpm e torque de 300 N.M entre 1.300 e 4.000 rpm - esta versão chega ao mercado brasileiro a partir de julho.

Também está disponível para o XC40 o renovado propulsor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, o mais potente de seu segmento com 252 hp.

O ótimo torque de 350 N.M se dá numa ampla faixa entre 1.800 e 4.800 rpm, garantindo ótima retomada de velocidade e ultrapassagens seguras. Em números, o novo utilitário esportivo da Volvo Cars chega a 230 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 6,4 segundos.

Em relação à segurança, o XC40 se beneficia das premiadas tecnologias conhecidas nos veículos XC90 e XC60. O modelo é equipado com o City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro.

Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h. Um primor de segurança.

Ficha técnica

Motor: 2.0 l, 4 cilindros em linha, 16V, turbo
Potência: 252 cv a 5.500 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1800 rpm
Câmbio:Automático de oito marchas; tração integral
Preços (modelo 2019):

XC40 T4 - R$ 169.950 (a partir de julho)
XC40 T5 Momentum - R$ 194.950
XC40 T5 R-Design - R$ 214.950
Vendas para PCD
XC40 T4 - R$ 145.950
XC40 T5 Momentum - R$ 169.950
XC40 T5 R-Design - R$ 189.950

Fonte: Volvo do Brasil

Mais informações:

Confira mais detalhes e imagens do carro da Volvo no Blog do Automóvel basta acessar: blogs.diariodonordeste.com.br/automovel

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.