Novidade

Toyota anuncia fabricação no Brasil do novo carro Yaris

Confirmado para o segundo semestre de 2018 o hatch da marca japonesa, que será fabricado em Sorocaba

Família Yaris Primeiro um hatch compacto e depois um sedan, uma espécie de mini Corolla
00:00 · 02.10.2017 / atualizado às 13:21 por André Marinho - Editor
Montadora japonesa investirá R$ 1,6 bilhão para montar o novo hatch e produzir mais motores; sucesso em vários mercados, tem versões hatch e também sedan ( Fotos: divulgação )

A Toyota do Brasil realizou no dia 25 de setembro cerimônia em sua planta de Porto Feliz que marca o anúncio de dois grandes investimentos da empresa no País: R$ 600 milhões para a ampliação da unidade de motores de Porto Feliz, já anunciados no fim do ano passado, e R$ 1 bilhão para a fábrica de Sorocaba, onde atualmente são produzidas as versões hatchback e sedan do compacto Etios.

Os valores se referem à preparação da planta de Sorocaba para início da produção do mais novo carro da Toyota para o mercado brasileiro, o Yaris, com início de vendas no segundo semestre de 2018 e à ampliação do complexo de Porto Feliz para a fabricação de propulsores para automóveis da marca produzidos no País a partir do segundo semestre de 2019.

Durante a cerimônia também foi anunciada oficialmente a produção de um novo carro para o mercado brasileiro: o Yaris, com início de vendas previsto para o segundo semestre de 2018. Para isso, serão investidos R$ 1 bilhão para equipar a planta de Sorocaba, que passará a produzir o veículo junto com as versões hatchback e sedan do Etios. Além disso, 300 postos de trabalho diretos e indiretos serão gerados. A fábrica de Sorocaba, que celebrou cinco anos de existência em agosto deste ano, foi fruto de um investimento inicial de US$ 600 milhões, emprega atualmente 1.944 pessoas e reúne atributos das plantas mais modernas da Toyota em todo o mundo.

Com sua capacidade produtiva expandida em janeiro de 2015 para 108 mil unidades anualmente, a fábrica de Sorocaba atende a crescente demanda interna pelo modelo Etios, além de exportar o produto para diversos países latino-americanos. Hoje, o veículo brasileiro é comercializado na Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras.

O Yaris é um sucesso onde é vendido, no México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Tailândia, Japão, dentre outros países. Ele é vendido no México com motor 1.5 litros e 107 cavalos, o mesmo do Etios e opção de câmbio CVT. No Brasil o carro ficaria no posicionamento de preço entre R$ 68 mil e R$ 85 mil. Com 4,41 metros de comprimento, o Yaris se "encaixa" entre os outros sedans da Toyota. Ele é 21 cm mais curto do que o Corolla, mas 15 cm maior do que o Etios sedan.

Fábrica de motores Porto Feliz

Inaugurada em maio de 2016, a planta de Porto Feliz produz os motores flex fuel e a gasolina, Dual VVTi, de 1.3L e 1.5L, que equipam o compacto Etios, comercializado no Brasil e em diversos países da América Latina, em um terreno de 872.500 m2.

Gerando cerca de 320 empregos diretos e indiretos, com a ampliação e início de produção dos novos motores, cerca de 200 oportunidades de trabalho serão geradas no complexo. A fábrica de Porto Feliz é a primeira planta de motores da Toyota na região da América Latina e Caribe e possui a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção. A planta de Porto Feliz, que já recebeu investimentos de R$ 580 milhões em sua primeira fase, passa a ter um aporte total de R$ 1,18 bilhão com esta ampliação, que já começou. Considerada uma das plantas Toyota mais modernas do mundo, ela é uma das primeiras a deter todos os três processos industriais dentro de um único local - fundição, usinagem e montagem.

Neste curto período de existência, Porto Feliz já conta com um feito importante: em abril deste ano, menos de um ano de sua abertura, a planta bateu a marca de 100 mil unidades produzidas de motores 1.3L e 1.5L do Etios.

Nesta década, a Toyota vem realizando grandes investimentos no Brasil, reforçando seu compromisso para o desenvolvimento das sociedades onde faz negócios. Com a confirmação do mais recente aporte de R$ 1 bilhão na planta de Sorocaba, a empresa totaliza mais de R$ 4 bilhões investidos no Brasil desde 2012.

Detalhes do Yaris

O Yaris vem para integrar dois dos maiores segmentos do Brasil: o de hatches e sedans compactos (haverá duas versões). O Etios já atua nessas categorias.

O novo carro virá para ser um complemento do Etios, que briga com as versões mais baratas de Onix e HB20. O Yaris concorrerá com as mais caras - bem como com os novos Argo e Polo.

Em um mercado em que os modelos mais em conta não estão mais com essa bola toda, o Yaris agora tira nota dez no quesito adequação ao mercado. Com a crise, e a perda do poder aquisitivo do consumidor de modelos populares, hoje os veículos mais vendidos são um pouco mais caros, e mais equipados.

Dados sobre a produção de motores para o novo Yaris (cerca de 66 mil ao ano) mostram que um volume mensal de 5 mil unidades (descontadas as exportações) seria plausível para a gama. Vai ser uma briga boa e a marca japonesa está muito otimista.

Mais informações: 

Para saber mais detalhes do Yaris basta acessar www.toyota.com.br e também o Blog do Automóvel.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.