Testamos o novo Jaguar E-Pace

SUV compacto da marca inglesa prova que tocada esportiva combina com DNA off-road da co-irmã Land Rover no novíssimo E-Pace

00:00 · 12.03.2018 por André Marinho - Editor
Carro
Vai encarar? Na pista vai ser difícil segurar a vontade de acelerar um carro com 300 cv de potência ( Foto: divulgução )
Image-0-Artigo-2372767-1
E-PACE tem 4,4 m de comprimento, 2,68 m de entre-eixos, 1,68 m de altura e 1,98 m de largura; porta-malas com 577 litros de capacidade ( Fotos: divulgação )
Image-1-Artigo-2372767-1
A tela multimídia tem 10 polegadas é responsiva a gestos de pinça e múltiplos toques, igual a um celular; muita tecnologia e conforto por dentro

O mais novo SUV da marca começa a ser vendido no em quatro versões, com preços entre R$ 222,3 mil e R$ 278,08 mil. A pré-venda já começou e, de acordo com a fabricante, as entregas das primeiras unidades estão previstas para abril.

O E-PACE chega ao país em quatro versões distintas de acabamento: E-PACE 2.0, R-Dynamic S, R-Dynamic SE e First Edition. Esta última é série especial de lançamento. 45 unidades foram confirmadas para o Brasil. O SUV conta com propulsor 2.0 movido a gasolina rende 249 cv de potência a 5.500 rpm e 37,2 kgfm de torque entre 1.200 e 4.500 rpm. No entanto, na versão R-Dynamic SE o motor é recalibrado para gerar 300 cv de potência a 5.500 rpm e 40,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.500 rpm. A transmissão é automática ZF de nove velocidades com tração integral.

O utilitário esportivo vai de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos quando equipado com motor mais potente. A velocidade máxima é de 243 km/h (limitada eletronicamente). São quatro modos distintos de condução: Normal, Dinâmico, ECO e Chuva, Gelo e Neve.

O teste para a imprensa foi no Autódromo da Fazenda Capuava, em Indaiatuba. Cada jornalista testou em duas voltas dois modelos. Testei o top de linha, com 300 cv de potência e depois fiz um trecho de off-road, também à bordo da mais potente da linha.

A versão que acelerei é a topo de linha, chamada R-Dynamic SE. Tem um pacote de itens bem interessante, com painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, abertura do porta-malas por gesto, teto panorâmico fixo, head-up display colorido, lanternas de LED e pinças de freio vermelhas por trás de belas rodas de 20" calçadas em pneus 245/45 Pirelli Scorpion Zero.

Quanto ao design, o E-PACE conta com identidade visual similar à do irmão maior, o F-PACE. O diferencial está na dianteira, menor e com menos incursões dos faróis e da grade, por exemplo. No entanto, vale frisar que a última segue o mesmo tema, com pequenos hexágonos que emulam a queda de uma cachoeira. Os vincos no capô seguem praticamente inalterados, mas os faróis são mais afilados e parecem verter agressivamente em direção ao chão.

Na traseira, assim como no F-PACE, as lanternas são invasivas, mas os grafismos são horizontais. De resto nada que evidencie tanto mudanças no visual com relação ao irmão. Aliás, de perfil os dois ficam - apesar do óbvio menor tamanho - bem parecidos.

No porta-malas 650 litros. Para reduzir peso, a engenharia da Jaguar construiu capô e para-lamas dianteiro com alumínio leve, bem como outros componentes.

A tração é integral e conta com um sistema inteligente de monitoramento de torque nunca aplicado em um veículo da marca. O Active Driveline direciona a força diretamente para a roda que mais precisa dela naquele momento, o que evita derrapagens, compensa pisadas fortes nas curvas e ainda ajuda o consumo.

A proporção pode chegar até 50% de tração em cada eixo, o que dá um bocado de alegria pra quem está saindo de um cotovelo em alta velocidade. A suspensão (McPherson na dianteira e multilink na traseira) também responde com mais ou menos firmeza, dependendo da configuração escolhida.

Ficha técnica

 

Motor: 2.0, quatro cilindros em linha, turbo, injeção direta, gasolina

Potência: 249 cv/300 cv

Torque: 37,2 kgfm de torque/40,7 kgfm entre 1.500 a 4.500 rpm

Transmissão: Automática de 9 marchas

Tração: integral

Direção: Elétrica

Suspensão: Indep. McPherson (dianteira) e mulitlink (traseira)

Pneus: R20 245/45

Comprimento: 4,395 metros

Largura: 1,984 metro

Altura: 1,649 metro

Entre-eixos: 2,681 metros

Porta-malas: 577 litros

Versões/preços:

E-PACE 2.0 - R$ 222.300

E-PACE R-Dynamic S - R$ 246.750

E-PACE First Edition - R$ 275.900

E-PACE R-Dynamic SE - R$ 278.080

 

Fonte: Jaguar

*O editor viajou a Indaiatuba (SP) a convite da Jaguar

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.