mercado

Surpresa nos cinco carros mais vendidos do Brasil

Renault Kwid atropela o Hyundai HB20 e Ford Ka e assume o segundo lugar em vendas; Onix continua líder com folga

Chevrolet Onix permanece o líder de vendas no Brasil; média de vendas de 16 mil unidades mensais e neste ano supera com folga o segundo lugar geral; tudo indica que vai continuar a ser o mais querido pelos brasileiros ( Fotos: Divulgação )
00:00 · 09.10.2017 por André Marinho - Editor
Renault Kwid, a grande surpresa em setembro: assumiu a segunda colocação geral, vendendo mais de dez mil unidades e superando o Hyundai HB20 e o Ford Ka, compacto levou a Renault a assumir a quarta colocação entre as marcas

No Brasil o ranking dos mais vendidos assistiu a uma mudança radical nos primeiros cinco lugares depois da chegada de um francês compacto.

O Renault Kwid chegou chegando, bombando e assumindo a segunda posição ao ultrapassar o Hyundai HB20 e o Ford Ka. Aliás, o coreano HB20 - na segunda colocação durante todo esse ano e também no ano passado, perdeu para o Ford Ka, que ficou em terceiro lugar.

O Kwid só perdeu para o fenômeno no Chevrolet Onix, que teve 17.236 unidades. Os dados são da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores - Fenabrave.

Na categoria de hatches compactos, poucos foram os modelos que fecharam o mês com passado com alta ante o mês anterior.

Os licenciamentos do novo Fiat Argo, por exemplo, aumentaram 1,2%, mas o hatch ainda está vendendo menos do que os veteranos Volkswagen Fox e Gol.

Na quinta colocação, o primeiro sedan em vendas e que continua a ser muito desejado: o Chevrolet Prisma, irmão maior do Onix.

Na sexta colocação, outro fenômeno, o sedan Toyota Corolla, que lidera com folga o seu segmento, de sedans médios de luxo.

Na sétima e oitava colocações, dois carros da alemã Volkswagen, o Gol e o Fox. Em nono lugar, o SUV mais vendido do Brasil, outro carro que tem surpreendido pelo excelente desempenho em vendas: o Jeep Compass, irmão maior que o Renegade e que tem na boa oferta de versões sua vantagem perante os concorrentes diretos. Esse é campeão.

Em décimo lugar, o Fiat Argo, hatch da marca que tem atraído interesse, mas ainda não conseguiu emplacar a média de seis mil unidades, que a marca italiana tanto queria.

TOP 20

Já no segundo pelotão, de décimo primeiro até a vigésima colocação, carros como Renault Sandero (12), Fiat Toro (13), Hyundai Creta, Fiat mOBI e Uno, Honda HR-V, VW Voyage, dentre outros, permanecem entre os mais vendidos.

Mas a chegada de novos protagonistas deve mexer com o primeiro pelotão. O Volkswagen Polo deve ficar entre os dez mais vendidos, com certeza, ainda neste ano. Quem sabe até entre os cinco, é que acredita a Volkswagen.

SUVs em alta

O mercado brasileiro de veículos chegou, logo no começo de 2017, a uma situação inédita: a venda de utilitários esportivos, conhecidos pela sigla SUV, tipo voltado aos consumidores de maior renda, superou pela primeira vez o consumo de carros de entrada, que estão entre os mais baratos e, por isso, são destinados aos clientes de menor poder aquisitivo. Mas com a melhora da economia, carros de entrada voltam a ter boas vendas.

Ranking TOP 10

1 - Chevrolet Onix - 17.236
2 - Renault Kwid - 10.358
3 - Ford Ka - 8.727
4 - Hyundai HB20 - 8.530
5 - Chevrolet Prisma - 6.123
6 - Toyota Corolla - 6.036
7 - Volkswagen Gol - 6.026
8 - Volkswagen Fox - 4.860
9 - Jeep Compass - 4.177
10 - Fiat Argo - 4.124

Fonte: Fenabrave

Mais informações confira em nosso site e no Blog do Automóvel.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.