Sintoma que pode danificar motor - Auto - Diário do Nordeste

Fumaça preta

Sintoma que pode danificar motor

20.02.2013

A cor escura que sai do escapamento da moto é problema no pistão e segmento. Vida útil do motor pode ser afetada

Amigo motociclista você já reparou na fumaça que sai do escapamento da sua moto? Não? Pois quando tiver um tempinho dê uma espiadinha. Se ela estiver de cor escura, pode ser problema no motor. Segundo o empresário e chefe de oficina da Edson Motos, Edson Barroso Sousa, o que causa essa fumaça preta em excesso são problemas no pistão e segmento do motor da motocicleta.

Outra recomendação que os especialistas dão é para os motociclistas ficarem atentos no combustível. Ela batizada traz malefícios ao motor Fotos: divulgação

Segundo especialistas automotivos, os motores das motos lembram bastante os de carro. Eles consistem em pistões, um bloco de cilindros e um cabeçote, que contém o trem de válvulas. Os pistões se movem para cima e para baixo no bloco de cilindros, acionados por explosões de uma mistura de ar-combustível que foi inflamada por uma centelha.

As válvulas abrem e fecham para permitirem que a mistura ar-combustível entre na câmara de combustão. Conforme os pistões se movem para cima e para baixo, eles fazem o virabrequim girar, o qual transforma a energia aplicada sobre os pistões em movimento rotativo. Sendo assim, com os pistões danificados outras partes do motor terão dificuldade de trabalhar em sintonia. Futuramente haverá uma quebra.

Para resolver o problema, é necessário levar a moto para uma oficina especializada. Na oportunidade os mecânicos irão fazer um serviço mecânico para avaliar a gravidade do problema. "Na Edson Motos, juntando o trabalho de retífica, mecânico e peças, o custo sai em média por R$ 250,00. O preço pode ser menos dependendo da situação do motor. No máximo em um dia entregamos a moto para o proprietário", explica Edson Barroso Sousa.

Outra recomendação que os especialistas dão é para os motociclistas ficarem atentos no combustível. "O combustível não afeta diretamente o motor. Danifica na maioria dos casos o carburador. No entanto, não custa nada prestar atenção no combustível. Os danos em alguns casos pode passar para o motor e afetar o pistão e outras peças", disse.

Vilão invisível

O mototaxista Evandro Pereira e Sousa, 45, teve um problema no motor da sua moto há um ano. Segundo ele a principal causa foi o combustível. Conforme ele, um inimigo que não dá para notar. "Foi uma época que eu não ligava muito para isso. Inclusive o posto onde eu colocava gasolina fechou. Começou com a moto falhando na partida. Depois uma fumaça preta saiu do escapamento. É um inimigo invisível pois não dá para perceber. Somos leigos no assunto. O fim foi que tive que trocar quase todas as peças do motor da moto. Prejuízo quase chegou aos R$ 1 mil", disse.

Se sai uma fumaça preta do escapamento da sua moto, muita atenção amigo motociclista. O pistão e o segmento podem estar com problemas


Edson Barroso confirma que um dos principais vilões da vida útil do motor da moto é o combustível batizado. "Se o proprietário abastecer em postos irregulares, o combustível poderá empenar as válvulas do motor diminuindo a vida útil do equipamento".

Manutenção preventiva

Para não ter surpresas desagradáveis, Edson Barroso recomenda fazer a manutenção da moto a cada seis meses. Não só dentro do motor como na parte elétrica e em outras partes da motocicleta. "O que eu recomendo é o zelo com seu instrumento de trabalho. Cuide bem da sua moto. Tendo atenção com ela, sem dúvida ela vai retribuir na estrada. Terá vida longa", disse.

SAIBA MAIS

Fumaça preta: a fumaça sendo da cor preta pode ser também sujeira no carburador

Fumaça branca: se ela for branca pode ser água na gasolina ou o combustível adulterado. Fique de olho aonde você coloca combustível

Fumaça azul: se ela tiver uma cor azulada, provavelmente é queima de óleo. Se for só com motor frio, é retentor de válvula e se for mesmo com motor quente, é bom fazer a revisão do motor. Possivelmente terá que trocar pistão e anéis

Mais informações:

Edson Motos
Avenida Doutor Themberge, Número 1742 - Loja 5
Bairro: Álvaro Weyne
Telefone: (85) 3282.7290

Gioras Xerez
Repórter

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999