Audi Q5

Renovado para acelerar

O SUV Audi Q5 chega em sua segunda geração com novas dimensões, mais equipamentos, tração integral e mudanças no design

00:00 · 28.08.2017 por Camila Marcelo* - Repórter
Painel de instrumentos pode vir com tela de TFT colorida de 7" (Attraction) ou com o Virtual Cockpit de 12,3". A tela central pode ser de 7" ou 8,3" e o interior também conta com nova manopla do câmbio e nova transmissão Stronic de 7 marchas

A nova geração do Q5 chega para dar continuidade - ou quem sabe superar - à relevância do modelo para Audi no mundo. Lançado em 2008, foram vendidos 1.6 milhão de unidades até então, sendo o mais emplacado da marca. Ele agora vem do México e já está disponível nas concessionárias, inclusive para fazer test-drive.

Para apresentar oficialmente o carro aos jornalistas da mídia especializada, a Audi fez o teste no Rio de Janeiro com uma média de 45 km para cada motorista. O percurso foi curto, parecia mais um aperitivo para sentir o motor 2.0 de 252cv. Porém, foi possível testar alguns itens, como o Drive Select, presente desde a opção de entrada. Aliás, é por meio de um dos seus modos de condução que é possível acionar a novíssima tração integral quattro, garantindo mais estabilidade. Além da demanda, existem outras maneiras de ela entrar em ação.

audi
Modelo está com novas dimensões, tem a mais 34 mm de comprimento (4.663mm),4mm de altura (1659mm) e 12mm de entre-eixos, além de 5mm a menos de largura (1893mm). O bagageiro cresceu, agora para 550 litros Fotos: Divulgação

 

Sem precisar apertar nada, o sistema desengata o eixo traseiro quando não é necessário e o reativa automaticamente quando exigido. Tudo isso em fração de segundo, mais precisamente em 200 milissegundos, podendo prever o movimento em 500 milissegundos. A variação acontece ao sentir as condições de condução e o nível de aderência do piso. A título de curiosidade, nove itens participam no controle do sistema. São elas: ABS, motor, transmissão, coluna de direção, interface de diagnóstico, suspensão, tração, reboque e o Drive Select. Outro plus da tração, é a economia de 0,3 litros por 100km rodados.

A bordo da top Ambition, foi possível ver na prática a mudança da luz interna customizável, novidade para a versão, que varia entre azul, vermelha e branca, podendo até personalizar a área que vai iluminar. Esse detalhe é exclusivo para ela, assim como as novas rodas 20", o assistente de farol alto, as lanternas em Led com indicação dinâmica e os novos faróis full Led.

É só para esta opção também que são oferecidos os opcionais o Audi Side Assist (com assistente de saída e de tráfego reverso, Pre sense traseiro) e o Assistance Tour (com assistente de faixa e controle de cruzeiro adaptativo com "Traffic Jam Assist", que assume a direção em congestionamento com velocidades até 65km/h).

E durante o trajeto, aproveitei bem o painel com o Virtual Cockpit. Na tela de 12,3" era possível ver o mesmo mapa estampado na tela central de 8,3" e ainda alternar entre outras informações. Para melhorar a navegação, a velocidade digital dava lugar a setas para orientação. Ponto positivo.

Mais versões

Novos equipamentos foram incorporados desde a versão de entrada. A Attraction vem agora com retrovisores rebatíveis, smartphone interface, câmera de ré, sistema de navegação, fora o câmbio Stronic (automatizado de dupla embreagem) de sete velocidades. Além disso, vem com sensor de estacionamento, rodas aro 18, faróis com ajuste automático de altura e sistema start/stop.

Na Ambiente, as novidades são os assentos dianteiros elétricos com ajuste de lombar e memória ao motorista, o assistente de estacionamento, o ar condicionado automático de 3 zonas, os retrovisores com memória, o Keyless Entry e o virtual cockpit. Tem ainda abertura/fechamento elétrico do porta-malas e pelo sistema hands-free e teto solar panorâmico.

Em breve

A família estará mais completa em outubro com a chegada do Q5 blindado. Ele virá com a mesma motorização pelo preço sugerido de R$ 354.990. E em novembro é a vez do SQ5, com motor 3.0 de 354 cv e o Traffic Jam Assist já de série.

Ficha técnica

Motor: 2.0 TFSI a gasolina
Potência: 252cv a 5000 - 6000rpm
Torque: 370Nm a 1600 - 4500 rpm
Transmissão: automatizada de dupla embreagem (Stronic) de sete velocidades
Aceleração: 6,3 segundos
Velocidade máxima: 237 km/h
Tração: integral quattro
Porta-malas: 550 litros
Versões/preços:

Attraction - R$ 255.000
Ambiente - R$ 286.000
Ambition - R$ 299.000

Fonte: Audi Center Fortaleza

Mais informações:

Audi Center Fortaleza
Av. Santos Dumont, 6300 (Cocó)
www.audicenterfortaleza.com.br
Tel: (85) 3266 1700

*A repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite da Audi Brasil

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.