Futurismo

Volvo apresenta o conceito autônomo 360c

Futuro autônomo, elétrico, conectado e seguro é a combinação proposta para o conceito

10:48 · 06.09.2018 / atualizado às 10:54

A Volvo revelou a sua visão de carro para o futuro com o conceito 360c. A sua base é de um veículo totalmente elétrico, autônomo e sem motorista. O conceito aproveita a liberdade de design proporcionada pela ausência do volante e do motor a combustão, proporcionando a capacidade de reinventar a tradicional posição dos passageiros em filas de dois ou três.

Ele apresenta quatro usos potenciais de automóveis de condução autônoma: um ambiente de descanso, escritório móvel, sala de estar e espaço de entretenimento, no qual todos repensem a forma como as pessoas viajam. Ele também oferece uma proposta para um padrão global de como os veículos autônomos podem se comunicar de maneira segura com todos os outros usuários nas estradas.

"O direcionamento autônomo não só nos permitirá dar o próximo grande passo em segurança, mas também abrir novos modelos de negócios, possibilitando que os consumidores passem o tempo no carro fazendo o que quiserem", destaca Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars.
 
volvo conceito
 
Carro x Avião
 
O 360c representa um concorrente potencial da indústria multibilionária de companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e outros provedores de serviços em viagens de curta distância. Rotas especialmente menores, na qual a distância entre a origem e o destino seja de cerca de 300 quilômetros, são os principais impactados nessa disrupção por um modo de viagem alternativa.
 
Por exemplo, nos Estados Unidos, mais de 740 milhões de viajantes embarcaram em voos domésticos no ano passado, e essa indústria de viagens aéreas vale bilhões de dólares em receita. Diversas rotas domésticas movimentadas, como Nova York a Washington DC, Houston a Dallas e Los Angeles a San Diego, consomem mais tempo de avião do que de carro, ao incluir itens como deslocamento ao aeroporto, verificações de segurança e espera.
 
Além de novos grupos de potenciais clientes para os negócios da Volvo Cars, o 360c também traz implicações para o futuro das viagens, planejamento urbano, infraestrutura e impacto ambiental da sociedade moderna. O conceito não apenas repensa como as pessoas viajam, mas também analisa como elas se envolvem com amigos e familiares enquanto estão em trânsito, e como podem recuperar seu tempo enquanto viajam nas cidades do futuro.
 
O 360c é o primeiro passo, ainda que deliberado, de uma ampla discussão sobre o potencial da tecnologia de condução autônoma para mudar fundamentalmente a sociedade de muitas maneiras.
 
"Quando os irmãos Wright tomaram o céu em 1903, eles não tinham a menor ideia sobre como seriam as viagens aéreas modernas", comenta Mårten Levenstam, vice-presidente sênior de Estratégia Corporativa da Volvo Cars.. "Não sabemos exatamente como será o futuro da direção autônoma, mas terá um profundo impacto sobre como as pessoas viajam, como projetamos nossas cidades e como usamos a infraestrutura. Consideramos o 360c uma conversa inicial, com mais ideias e respostas para lançar à medida que aprendemos mais", completa.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.