Fenatran

Volkswagen caminhões apresenta protótipo elétrico

Novo Delivery agora também será elétrico. A produção em série deste modelo está prevista para 2020.

07:54 · 17.10.2017
O protótipo do seu primeiro caminhão leve 100% elétrico desenvolvido no Brasil foi apresentado pela Volkswagen durante a Fenatran. O e-Delivery já tem destino certo: vai distribuir bebidas da Ambev, em testes, a partir do próximo ano. A produção em série deste modelo está prevista para 2020.
 
O veículo traz sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e também para recuperar a energia da frenagem com o conceito Kers. Além disso, pode chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. Ele estará disponível nos modelos de 9 e 11 toneladas, conforme a necessidade do cliente.
 
Desenvolvimento
 
O trem de força foi desenvolvido em parceria com a Eletra exclusivamente para tração de veículos comerciais. É equipado com o novo motor elétrico WEG AL160, que entrega 109 cv de potência, com torque máximo de 493 Nm, e transmissão automática de seis marchas. Conta ainda com bancos de bateria de íon-lítio LiFePO4. Tudo isso com emissão zero e nível de ruído extremamente baixo. A configuração do motor oferece torque máximo mesmo em baixas rotações para otimizar operações urbanas. E seu trem de força está preparado para partida em rampas de até 25% e subidas de até 30%, sem qualquer dificuldade.
 
O modelo abrange duas opções de recarga: a recarga de oportunidade rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; ou a recarga lenta, que em três horas atinge a carga máxima. No conceito plug-in, as baterias do veículo são recarregadas por um carregador externo padrão CCS. 
 
O e-Delivery dispõe também de um freio com três estágios de regeneração, que podem ser ajustados conforme a condição de carga ou preferência do motorista. O freio regenerativo atua antes do freio pneumático, para desacelerar o veículo, recuperando até 30% de energia durante a frenagem e utilizando a mesma para recarregar as baterias.
 
O veículo possui também o sistema Eco-Drive Mode, que reduz o consumo de baterias dependendo da condição de carga do veículo, ajustando a demanda de corrente das baterias de acordo com a condição de operação do veículo.
 
Além da maior duração da carga, isso se traduz em maior vida útil para o sistema de freio e também para as baterias. Todas as informações da regeneração da energia ficam disponíveis no painel de instrumentos, que, assim como o design interno, segue o padrão mundial da linha de veículos elétricos do Grupo Volkswagen.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.