Canadá

Raridades na "Catedral de Carros"; veja vídeo

O canadense Angelo Palleta abre a sua garagem ao público e mostra, entre os destaques, um Shelby Cobra com apenas 20 milhas rodadas

13:26 · 08.09.2018
O canadense Angelo Paletta é um fã assumido de carros esportivos da Ford e reuniu em sua casa uma coleção de raridades capaz de fazer inveja a muitos museus. O espaço que ele batizou de "Catedral de Carros", na cidade de Burlington, no Canadá, abriga originais e réplicas de Ford GTs, Mustangs e Shelby Cobras de diferentes épocas. 
 
"No final dos anos 50, o meu pai só tinha carros da Ford e depois virou adepto da Lincoln. A marca faz parte da minha vida desde que nasci", conta o colecionador.
 
Paletta não considera a Catedral dos Carros um museu, mas uma garagem onde as pessoas podem entrar e conhecer suas preciosidades. No segundo andar, o espaço tem ainda um restaurante de estilo anos 50, sala de TV, miniaturas e outros itens de coleção da marca. "É um local para vir, relaxar e se divertir. Também faço várias ações de caridade com os carros, passeios e gosto de mostrá-los para as pessoas, especialmente as crianças. É incrível ver o entusiasmo delas", diz.
 
Entre as raridades está um Ford GT 2006 canadense que tinha apenas 24,5 milhas no hodômetro quando Paletta o comprou. O carro nunca foi emplacado e é um verdadeiro item de colecionador, conservando até o plástico original de proteção dos bancos. Outra atração é uma réplica do Ford GT40 que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1968 e 1969 – o único a conquistar a prova por duas edições consecutivas.
 
O novo Ford GT 2017, com motor V6 EcoBoost, também faz parte da coleção e Paletta tem prazer de mostrar e comparar cada detalhe do modelo com as versões anteriores, que conhece em profundidade. "Uma obra de arte ambulante", descreve.
 
O colecionador se orgulha também de outro modelo especial: um Shelby Cobra original com motor e câmbio construídos por Bill Parson. O modelo tem ainda para-lamas de alumínio e é o segundo de apenas 12 exemplares feitos nos Estados Unidos. Paletta é a única pessoa que já o dirigiu. "Eu o encontrei em um galpão em San Jose, na Califórnia", diz.
 
Confira o vídeo abaixo para conhecer um pouco mais da relação de amor de Paletta com os carros:
 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.