Nova versão

Mercedes lança Axor 8x4 para levar madeira

Com 2º eixo dianteiro direcional, Axor 8x4 plataforma oferece mais capacidade de carga, aumentando a produtividade e reduzindo custos operacionais na severa aplicação do veículo

08:14 · 19.04.2018
A Mercedes acaba de lançar uma versão 8x4 do caminhão extrapesado Axor 3344 (plataforma fora de estrada), desenvolvida para atender a uma demanda da Breda Logística por mais capacidade de carga na severa aplicação do transporte de eucaliptos do campo à indústria. 
 
A solução foi criada em parceria com a Suspensys/Randon, com participação da própria Breda Logística. Como resultado, o Axor 3344, que sai de fábrica na versão 6x4, ganhou um 2º eixo dianteiro direcional, implementado pela Suspensys/Randon, tornando-se um caminhão 8x4 que oferece mais capacidade de carga, chegando a 56.000 kg de PBTC na utilização com semirreboque de 3 eixos do tipo “romeu e julieta”.
 
Setor madeireiro 
 
Passando ileso à recente crise econômica brasileira, o setor madeireiro tem crescido sistematicamente nos últimos anos, graças especialmente às exportações de celulose. De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) – associação que representa a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria – o Brasil é referência mundial do setor. O País tem mais de 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas de eucalipto, pinus e demais espécies, as mais produtivas do mundo, que abastecem as indústrias de celulose e papel, painéis reconstituídos, siderurgia e produtos de madeira processada.
 
Segundo levantamentos da Ibá, as exportações do setor no primeiro bimestre de 2018 somaram US$ 1,7 bilhão, uma alta de 32,8%, com evolução em celulose, painéis de madeira e papel. Com esse desempenho, o setor respondeu por 13,9% dos valores exportados pelas empresas brasileiras do agronegócio.
 
A China ampliou o valor comprado de celulose no País em 40,7%, seguindo como principal destino do produto brasileiro, somando US$ 588 milhões. A América do Norte também ampliou as importações de celulose em 50,7%, chegando a US$ 202 milhões no acumulado de janeiro e fevereiro deste ano. A Europa, segundo principal destino do produto, cresceu 37,3%, somando US$ 423 milhões nos dois primeiros meses do ano.
 
Mercedes caminhão Axor 8x4
 
Novos Axor 3344 8x4
 
Visando acompanhar esse crescimento sustentável do setor madeireiro, a Breda Logística adquiriu 23 unidades do novo Axor 3344 8x4 para renovação de frota. Os caminhões da empresa atuam entre as várias áreas de produção de eucalipto na região no Vale do Paraíba, levando o produto para indústria de celulose, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir de floresta plantada. 
 
“Desde que começamos a transportar eucalipto, em 2006, nós trabalhamos com o Axor 3344 e seu antecessor 3340 na nossa frota e esses caminhões fora de estrada da Mercedes-Benz sempre se destacaram na nossa operação pela disponibilidade e ótimo custo operacional”, ressalta Ricardo Rodriguez Canton, diretor geral da Breda. “A versão 8x4 nos ajudará a aumentar a produtividade e reduzir ainda mais os custos operacionais, na medida em que poderemos transportar mais carga a cada viagem. Além disso, contamos com o atendimento e o importante apoio oferecido pela De Nigris nos trechos de operação no Vale do Paraíba, o que nos ajuda a manter a disponibilidade dos veículos”.
 
Henry Hardt, diretor de manutenção da Breda, destaca que um importante desafio no desenvolvimento do Axor 8x4, que ganhou um 2º eixo na parte dianteira, era reduzir a tara de todo o conjunto caminhão+reboque, otimizando o ganho de carga útil. “Isso é fundamental para nossa operação, porque o Axor 8x4 plataforma com carroçaria ‘romeu e julieta’ irá recolher o eucalipto no interior das fazendas, passando por muitos aclives e terrenos irregulares, e depois pegará estrada até a indústria. Ou seja, tínhamos que ganhar capacidade de carga dentro da Lei da Balança e a solução com o Axor 3344 8x4 atendeu plenamente a nossa necessidade”.
 
Entre caminhões plataforma e cavalos mecânicos, a Breda Logística conta hoje com cerca de 60 unidades do Axor 3344 e 3340 em sua frota. Considerando todos os caminhões da empresa, a Mercedes-Benz responde por 65% de toda a frota. Na soma geral de caminhões e ônibus, outro importante ramo de atividades do cliente, essa proporção aumenta para 80%, destacando a forte presença dos veículos comerciais da marca no cliente.
 
Mercedes caminhão Axor 8x4
 
Demandas específicas de clientes
 
O desenvolvimento do extrapesado Axor 3344 8x4 plataforma off-road para transporte de madeira foi coordenado pelo Centro de Customização para Clientes (CTT), área criada pela Mercedes-Benz para atendimento a pedidos especiais das empresas de transporte.
 
Por meio da atuação do CTT, a Mercedes ganha flexibilidade para oferecer produtos cada vez mais dedicados a cada necessidade das empresas de transporte. Com a customização, a Empresa fornece veículos totalmente adequados às mais diversas aplicações, atendendo assim às necessidades particulares de cada cliente.
 
A versão 8x4 do Axor 3344 também é resultado de um trabalho de parceria. Neste caso, a Mercedes-Benz produz o kit 8x4 e a Suspensys/Randon realiza a implementação. Isso inclui o 2° eixo dianteiro direcional, a suspensão de 4 lâminas e o sistema de direção. Além disso, vários itens são disponibilizados opcionalmente a clientes, como escapamento vertical, limpador na posição vertical, acendimento automático dos faróis, proteção da chave geral, proteção traseira e sinalizador “Giroflex”.

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