Serviço

10 dicas para conservação do pneu; veja lista

A simples atitude de checar a pressão dos pneus toda a vez que abastecer o carro, por exemplo, pode render também uma boa economia de combustível

09:38 · 10.09.2017
Para garantir o máximo de eficiência e durabilidade dos pneus, a Dunlop estabeleceu 10 dicas que, se seguidas pelos proprietários de automóveis, garantirão maior tranquilidade, conforto e segurança na condução de veículos.
 
1 - Calibre os pneus semanalmente pelo menos a cada 15 dias
Para cada ponto de PSI (a unidade de pressão que você vê marcada no calibrador) que um pneu roda abaixo do recomendado, estima-se uma perda de 0,2% no rendimento do combustível.
 
2 - Verifique o estado dos pneus caso tenha caído em buraco ou raspado na guia   
A depender do impacto, os pneus podem sofrer deformações ou avarias. 
 
3 - Realize check-ups periódicos no sistema de suspensão
Além de comprometer a segurança e a geometria  do veículo, amortecedores ineficientes causam falta de estabilidade e desgaste irregular nos pneus, o que diminui sua vida útil. 
 
4 - Faça o rodízio dos pneus conforme indicado no manual do veículo
O rodízio entre 5 e 10 mil quilômetros otimiza o rendimento dos pneus e assegura um rodar confortável.
 
5 - Respeite a carga máxima suportada pelo veículo
O excesso de carga é responsável por muitos acidentes. Verifique inclusive se o fabricante do veículo não estipulou calibragens diferentes nos casos de carga máxima ou carro vazio. 
 
6 - Evite arrancadas e freadas bruscas
Cantar pneus significa queimar a borracha no asfalto e consequentemente diminui a durabilidade.
 
7 - Substitua os pneus antes de chegarem na marca de segurança (TWI)
O Tread Wear Indicator (TWI) é um pequeno ressalto de 1,6mm de altura que fica localizado dentro do sulco do pneu.  Quando ambos estão no mesmo nível, significa que o pneu está deve ser substituído imediatamente.
 
8 - Substitua as válvulas do pneu quando necessário
Para garantir que os pneus não percam pressão rapidamente, o condutor deve ficar atento às válvulas pneumáticas. Ao substituir os pneus, elas sempre devem ser trocadas.
 
9 - Quando substituir os pneus, respeite as medidas indicadas pelo fabricante do veículo
Rodar com pneus fora das medidas pode diminuir a vida útil do automóvel e também comprometer a segurança e o conforto dos ocupantes.
 
10 - Realize o alinhamento e balanceamento sempre que notar trepidação ou desalinhamento no curso da direção
Um carro desalinhado “puxa” para um dos lados e faz com que o pneu se desgaste irregularmente. Já pneus desbalanceados, consomem mais combustível.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.