Carro

Fiat revela o "Cronos"

Em revelação para poucos convidados, a marca fez uma prévia apresentação do sedan que chega em 2018

Ponto forte: As lanternas se sobressaem na carroceria e são destaque no design
00:00 · 04.12.2017 / atualizado às 13:10 por Camila Marcelo - Repórter*
A foto oficial do interior não foi divulgada, mas é praticamente idêntico ao do irmão menor Argo, com quadro de instrumentos digital, duas entradas USB, multimídia sensível ao toque e ar condicionado digital ( Fotos: divulgação )
A frente lembra ao hatch principalmente nos faróis com luzes diurnas. Os faróis de neblina estão mais nas laterais, comparado ao Argo, mudando o formato da grade inferior, além disso tem novas rodas também

A coberta foi retirada completamente do novo Cronos, mas, com uma condição: nenhuma foto ou filmagem. Para garantir, os celulares foram confiscados durante a apresentação do próximo lançamento da Fiat.

Em um pedestal, a versão top de linha estava disponível para ser conhecida. A frente é basicamente do Argo, principalmente os faróis e o capô, porém a luz de neblina foi deslocada às laterais, permitindo um novo formato à saída de ar inferior, agora mais alongada para o sedan. E a treliça da grade está mais delicada, dando um ar mais sofisticado, comparado ao hatch.

Atrás, as lanternas são as estrelas. Em estilo 3D, afasta um pouco aquela fama de "tiozão" a qual os carros de três volumes têm. Abrindo o porta-malas (há dois botões na traseira: um para quando o veículo está destravado e outro que abre pela presença da chave), tem boa abertura e profundidade. Nenhum número preciso, apenas que é um pouco mais de 520 litros. Valor dito só para atiçar o concorrente Virtus, da Volkswagen, com 521l.

Quanto ao estepe, enquanto o aro normal é de 17 polegadas (205/45), o sobressalente é 15" (108/60) e vem para ser temporário, com aviso para rodar até com 120km/h. Já é alguma coisa, visto que os de emergência, mais comuns nos novos carros, limitam a 80 pela espessura.

Unlock

As portas estavam destrancadas. Então, avançamos ao interior, que é praticamente idêntico ao Argo: mesma disposição das cinco saídas de ar com sua multimídia de aspecto flutuante de 7" touchscreen. Além disso, oferece duas entradas USB (uma voltada para trás) e uma auxiliar, botão de partida, câmbio automático e ar condicionado e quadro de instrumentos digitais.

Conta também com câmera de ré, sistema isofix, tecnologia antiesmagamento, luz diurna, airbags laterais e luz voltada para o assento de trás.

Os bancos são de couro, tendo o do motorista apoio para o braço e ajuste de altura, infelizmente manual e que se projeta para frente durante a acomodação. O volante vem com regulagens de altura e profundidade. Todos os cintos são de 3 pontos, no entanto, o do meio atrás, tem dois engates no banco, o que incomoda um pouco o passageiro. Aliás, não só isso. Na parte de trás fica confortável apenas dois ou se o ocupante do meio for uma criança ou bem magro, senão fica muito apertado.

Com relação ao espaço para as pernas, com o meu 1,63 m é tranquilo, sobra um palmo entre o joelho e o assento dianteiro ajustado todo para trás. No entanto, se passar de 1,80, fica justo. No Virtus, esse quesito acabou sendo melhor explorado, pelo entre-eixos ser a mesmo do Jetta.

A comparação com o modelo da Volkswagen não é ocasional. Isso porque o Cronos vem para brigar direto com ele, fora os modelos Prisma e Hb20 S. As prévias foram próximas e inclusive o lançamento no Brasil dos dois será pertinho, sendo o Virtus no fim de janeiro e o Cronos cogitado para começo de fevereiro (oficialmente só dizem primeiro trimestre).

Quanto à escolha do nome, para a marca foi oportuno, depois de Toro, Mobi e Argo atualizando o line up da família no período de dois anos, o Cronos (o qual faz alusão ao tempo) vem para fechar essa jornada de renovação. Ele chega substituindo o Linea e como configuração sedan do Argo, mas há elementos nele que dão uma identidade própria: a lanterna é um exemplo. O modelo virá da Argentina com o motor 1.3 e 1.8 litros, mostrando que definitivamente não será um veículo de entrada.

Preço estimado

O preço estimado para o Cronos (valor oficial não foi divulgado) é de R$ 69 mil a R$ 85 mil.

*A repórter viajou a São Paulo (SP) a convite da Fiat

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.