lançamento

Família Honda 500: linhas esportivas e custo benefício

Fácil de pilotar, econômica e boa para uso urbano e rodoviário, saiba mais da 500

O chassi construído com tubos de aço de 35 mm de diâmetro concilia um equilíbrio exato entre rigidez e flexibilidade, minimizando vibrações e resultando em uma pilotagem precisa e confortável ( Fotos: divulgação )
00:00 · 02.10.2017 por André Marinho - Editor
Família composta pela naked CB 500F, a esportiva CBR 500R e a crossover CB 500X; do lançamento em 2014 até junho deste ano, mais de 22 mil unidades foram compradas no Brasil

A preferência dos brasileiros pelos modelos da linha 500 é inquestionável. Desde o lançamento em 2014 até junho deste ano, mais de 22 mil unidades chegaram às mãos de consumidores de todos os tipos: motociclistas mais experientes, assim como novatos que buscam a 1ª máquina de alta cilindrada foram plenamente atendidos pela família composta pela naked cb 500f, a esportiva cbr 500r e a crossover cb 500x.

Fáceis de pilotar, econômicas, adequadas para o uso rodoviário, urbano e sem jamais renunciar a uma forte dose de esportividade, é esta diversidade um dos segredos da linha, pois há sempre uma 500 para cada tipo de motociclista.

A crossover cb 500x vem com uma inédita ponteira de escape, mais compacta, que exalta a performance do motor bicilíndrico de 50,4 cv de potência e 4,55 kgm.F de torque.

Tais cifras, aliadas à ágil ciclística proporcionada pelo chassi tipo diamond e modernas suspensões ajustáveis, resultam em uma excelente maneabilidade. Com peso de apenas 183 kg, a cb 500x se destaca pela posição de pilotagem ereta, onde o conforto é resultado de uma correta triangulação entre guidão, banco e pedaleiras, e também da existência do para-brisa regulável em dois níveis de altura.

A cb 500x é certamente a mais versátil da família 500 honda, capaz de enfrentar viagens longas sem escolher caminhos, ajudada pelas suspensões de curso generoso e da grande autonomia facilitada pelo tanque de 17,7 litros. No dia-a-dia, a docilidade dos comandos, o largo guidão e distância do banco em relação ao solo contida a 810 mm ajuda tanto as manobras de estacionamento como a condução em baixas velocidades. Para versão 2018, às novidades ficam por conta das novas cores verde perolizado e vermelho perolizado em grafismos redesenhados com linhas mais aventureiras.

Naked referência

A CB 500F segue com rigor a fórmula das mais clássicas naked, onde o motor bicilíndrico é protagonista do novo design. Acompanhada das novas cores Azul Perolizado e Vermelho em grafismos e linhas que ressaltam às belas formas do anguloso tanque, rabeta e grupo ótico frontal iluminados por LED, o modelo é porta de entrada da Honda no mundo da alta cilindrada.

A posição de pilotagem agressiva estimula explorar as qualidades do conjunto ciclístico, que em parceria com a vigorosa performance oferecida pelo motor, pelo preciso câmbio de seis marchas e freios a disco de grande diâmetro oferece uma experiência de pilotagem gratificante.

O ambiente preferencial da CB 500F é a cidade, onde o peso de apenas 178kg faz a dïferença. É a mais leve e ágil da família 500 da Honda, companheira ideal para o dia a dia da rotina.

Herdeira da tradição vencedora nas pistas, a CBR 500R é uma esportiva verdadeira, capaz de satisfazer tanto a pilotos experientes como aqueles que a escolherão como primeira real esportiva de alta cilindrada.

Motociclistas acostumados à máquinas de maior porte e potência assim como principiantes encontrarão no exato equilíbrio desta sport a razão do uso do prestigioso "CBR" no modelo, sigla que identifica as máquinas de performance superior da Honda.

Disponível em cor única (Vermelho), a carenagem integral atrai pela excelência do design e eficiência aerodinâmica. O posicionamento do piloto, mais avançado, visa maior sensibilidade na tocada esportiva sem que tal postura comporte em desconforto no uso urbano.

O motor da linha 500 Honda é um bicilindro paralelo com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) e quatro válvulas por cilindro. As medidas de diâmetro e curso (67 x 66,8mm) favorecem torque consistente com capacidade de atingir rapidamente elevados regimes de rotação. Um eixo de equilíbrio posicionado atrás dos cilindros proporciona uma subida de giros com vibrações mínimas e o sistema de alimentação por injeção PGM-FI oferece respostas vigorosas do acelerador.

Detalhes

Tal motor se destaca pelas dimensões longitudinais contidas, onde o câmbio de seis marchas está posicionado em esquema semelhante ao usado nos motores tetra cilíndricos das CBR´s, qualidade esta que permite um melhor posicionamento do baricentro.

O chassi construído com tubos de aço de 35 mm de diâmetro concilia um equilíbrio exato entre rigidez e flexibilidade, minimizando vibrações e resultando em uma pilotagem precisa e confortável

Estabilidade e agilidade são também resultado da centralização das massas e da escolha correta das suspensões, telescópica na dianteira e monoamortecida com sistema progressivo Pro-Link vinculada à balança de aço na traseira. Já nas revendas Honda.

Ficha técnica

Motor: motor bicilíndrico

Potência: 50,4 cv

Torque: 4,55 kgm.F

Produção: fabricado em Manaus, Amazonas

Garantia: 3 anos

Preços: CB 500F está disponível nas cores Azul Perolizado e Vermelho com preço público sugerido de R$ 23.900,00

CBR 500R com opções a cor Vermelho e preço de R$ 24.900,00. CB 500X, com previsão de chegada até o final de Setembro, estará disponível nas cores Verde Perolizado e Vermelho Perolizado, com preço público sugerido de R$ 25.900,00

Mais informações:

Acesse o site diariodonordeste.Com.Br/auto ou o blogs.diariodonordeste.com.br/automovel

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.