aventura

Expedição Nissan pelo Brasil

Projeto, que passará por diferentes estados do Brasil para chegar aos primórdios, teve sua primeira etapa em MG

00:00 · 09.10.2017 por André Marinho - Editor
Nissan Frontier é vendida em 33 mercados da América Latina e é um dos modelos mais procurados da marca na região ( Fotos: Divulgação )
Picape Frontier supera todos os obstáculos para chegar aos principais sítios de arte rupestre do País; primeira etapa em Minas Gerais; a segunda etapa vai acontecer no Nordeste, no Piauí, prevista para novembro

Um super projeto reuniu jornalistas brasileiros para buscar os primórdios de nosso País. "Expedição Nissan: À procura do início do Brasil" vai ajudar a divulgar os principais sítios de arte rupestre brasileiros e teve seu início em Minas Gerais.

Os convidados pela Nissan entraram em uma "máquina do tempo" e fizeram uma volta de mais de 10 mil anos ao visitar alguns dos locais de Minas Gerais que estão entre os mais antigos e importantes do mundo.

Nessa primeira etapa, uma frota de picapes Nissan Frontier percorreu estradas e caminhos off-road da região da Serra do Cipó e do Parque Estadual do Sumidouro. Nos próximos meses será a vez de outros estados do Brasil, como Piauí.

Para chegar aos destinos de cada etapa, o grupo de expedicionários conduziu a nova picape Frontier, modelo que começou a ser vendido no mercado brasileiro em março deste ano. Além da modernidade, do design totalmente novo e robusto, a peça-chave da 12ª geração da Nissan Frontier é a estrutura ainda mais resistente, com um chassi reforçado, quatro vezes mais forte, ao mesmo tempo que é mais leve e eficiente. Com oito barras transversais, conta com um outro chassi sobreposto por dentro com soldas contínuas, chamado de duplo "C". Assim, o veículo fica ainda mais resistente às tensões da torção da carroceria. A suspensão dela é o resultado do excelente trabalho da engenharia da marca.

Mas a Nissan Frontier é mais do que força, por isso uma combinação de tecnologias permite extrair o máximo em desempenho no fora-de-estrada e garantir uma condução confortável, enquanto itens inéditos para o modelo estão a serviço do condutor. Entre eles, o Controle Automático de Descida (HDC) e o Sistema de Auxílio de Partida em Rampa (HSA). Ambos sistemas atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar descidas íngremes ou saídas do carro da imobilidade em subidas.

A picape está disponível na versão cabine dupla com tração 4x4 e é equipada com o novo e moderno motor diesel 2.3 com duplo turbo.

Nas Trilhas

No trajeto, a gruta da Luzia e as inscrições rupestres da gruta da Lapinha, no Parque Estadual do Sumidouro. Os aventureiros também fizeram o plantio de mudas de Ipê Amarelo no "Abrigo da Samambaia", que fica no caminho para o museu Peter Lund.

No primeiro dia os aventureiros da expedição puderam conhecer de perto o crânio da Luzia. Trata-se do fóssil humano ("Homo Sapiens") mais antigo encontrado na América - a estimativa é que tenha entre 12.500 a 13 mil anos. O fóssil pertenceu a uma mulher de 20 anos de idade, segundo pesquisas. O nome foi dado pelo biólogo Walter Alves Neves.

As 15 picapes da frota seguiram para a trilha do Sumidouro, que começa na Casa Fernão Dias e passa pelo marco histórico "Cruz do Pai Mané". Lá, os aventureiros estiveram no mirante da lagoa do Sumidouro, onde é possível visualizar toda a região de entorno. Em seguida, seguiram para o paredão da lapa do Sumidouro, que tem pinturas rupestres de milhares de anos.

A segunda etapa da Expedição está prevista para o estado do Piauí, no Nordeste brasileiro. Vamo cobrir e mostrar tudo para você.

Nissan Frontier

Picape Frontier supera todos os obstáculos para chegar aos principais sítios de arte rupestre do País; primeira etapa em Minas Gerais; a segunda etapa vai acontecer no Nordeste, no Piauí, prevista para novembro

Ficha técnica

Motor: 2.3 litros, biturbo, diesel
Potência: 190 cv a 3.750 rpm
Torque: 46 kgfm a 2.500 rpm
Transmissão: automática, sete velocidades
Tração: integral 4x4
Capacidade caçamba: 805 litros
Preços/versão: R$ 150.900

Fonte: Fort Nissan

Mais informações

Fort Nissan. End.: Av. Santos Dumont, 7580. Fone: 3307-7600

Nissan Jangada. End.: Av. Júlio Ventura, 200 Fone: (85) 3306-8686

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.