dica

Dúvida na hora da compra: manual ou automático?

Muitas dúvidas em relação a que carro comprar: com câmbio manual ou automático? Leia e saiba seu perfil

Close de um câmbio manual de carro popular: muita gente prefere o manual para ter o controle da velocidade e torque do veículo; já o automático faz tudo sem o condutor precisar se preocupar, ele tem apenas que acelerar e frear na hora certa ( Fotos: Divulgação )
00:00 · 13.11.2017 / atualizado às 09:38 por André Marinho - Editor
Detalhe de um câmbio automático moderno em carro da Volvo, com design que parece uma joia

A escolha entre carros automáticos e manuais é uma dúvida entre muitos motoristas. Ambos possuem características diferentes tanto no momento de dirigir, quanto na manutenção e revisão e, para escolher qual é a melhor opção para cada perfil, é importante entender cada uma delas.

Por não precisar trocar de marcha, o automóvel que possui câmbio automático oferece maior conforto em congestionamentos, entretanto, em muitas vezes, a atenção em relação a manutenção precisa ser maior. Já o câmbio manual apresenta um gasto pouco menor de combustível, mas exige mais do condutor nas trocas de marchas. Para esclarecer todas as dúvidas sobre o funcionamento de ambas opções, o coordenador dos centros automotivos Porto Seguro, cláudio cardoso, dá dicas dos cuidados necessários ao levar o automóvel para conserto e manutenção.

Leia as perguntas e respostas e escolha a opção melhor

O cuidado do câmbio automático deve ser maior?

A atenção do nível de óleo de câmbio é essencial para o bom desempenho e também durabilidade da peça. A falta de cuidado pode resultar em falhas ou em danos maiores como quebra de alguns componentes. Nível baixo pode significar vazamentos, fique atento.

Pesa no bolso ter um carro com câmbio automático?

Depende, se as verificações quanto à sua utilização e manutenção forem respeitadas, o dono do carro não terá problemas. Contudo, se o condutor negligenciar esses cuidados, o custo de manutenção será significativo, em média, a partir de R$ 4.000,00, dependendo do que tiver de fazer de ajuste.Pensando na utilização do combustível, a opção automática, quando bem utilizada, consome quase que a mesma quantidade de combustível de um veículo manual.

Como saber quais cuidados deve-se ter com o câmbio de um automóvel?

Todas as informações sobre o câmbio de um automóvel encontram-se no Manual do Proprietário, informa Cláudio. É ali que o motorista verifica com quantos quilômetros o carro deve ter para realizar a revisão e manutenção e para fazer uma possível substituição do lubrificante, por exemplo. Dessa forma, é essencial utilizar o material para consulta, evitando o risco de prejudicar a atuação da peça.

Além da manutenção do câmbio, que é diferente entre os modelos automáticos e manuais, existem outras diferenças na manutenção das demais peças do automóvel?

Apesar de terem diferenças por conta do mecanismo, a atenção em relação a revisão e a manutenção do carro é igual para ambos. "Eles devem ser tratados da mesma forma no momento da manutenção ou revisão", afirma Cláudio.

Curiosidades

Os carros de câmbio manual, são os preferidos dos europeus, enquanto nos Estados Unidos, Japão e muitos países da América Latina, a maior parte dos motoristas se encantam pelos automáticos. Uma das vantagens é seu preço de compra. São mais baratos que os automáticos e, na maior parte dos países, contam com uma faixa mais ampla de modelos a escolher.

Um carro de transmissão manual permite um menor desgaste nos freios, pois a embreagem mecânica do automóvel faz com que nas ladeiras possamos nos valer da mudança de marchas para frear a velocidade do veículo, em vez de utilizar apenas os freios como ocorre com os carros automáticos.

Uma das maiores vantagens dos carros com câmbio automático é um melhor consumo de combustível. Isto faz com que, a longo prazo, poupemos uma quantidade significativa de dinheiro. O câmbio automático será sempre muito mais preciso que o câmbio manual, em que é o condutor quem se encarrega desta tarefa quando é necessário.

Desta forma, também se ganha comodidade na hora de dirigir, porque nos automáticos só é necessário acionar o freio ou o acelerador. Além disso, pelo fato de não ter embreagem, não temos problemas de desgaste de embreagem, o que faz com que também poupemos um gasto significativo na reparação.

Saiba Mais

O câmbio manual é um sistema de engrenagens e com alavanca que permite ao condutor do automóvel trocá-las manualmente. É um dispositivo que utiliza engrenagens para permitir ao condutor optar por maior ou menor velocidade e torque em função das condições de carga do veículo e do terreno em que trafega, de modo a obter maior eficiência em relação ao consumo de combustível e tempo de deslocamento.

O câmbio automático é um sistema empregado em carros e motos para troca de marchas realizada pelo sistema de transmissãol, que detecta a relação entre a velocidade (km/h) e a rotação do motor (rpm) para decidir pela troca automática da marcha. Desta forma o sistema se propõe a manter a rotação do motor quase constante e o câmbio automaticamente faz a troca das marchas

Mais informações

Dicas e matérias de serviço, confira nosso Blog do Automóvel, com vídeos, fotos e notícias

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.