Toyota

Corolla muda para melhor

Com 50 anos de estrada, Corolla chega com novo visual, mais itens de série e com mais um integrante na família

Equipamentos: Todos passam a ter controle de tração e estabilidade, 7 airbags e assistente de subida ( Divulgação )
00:00 · 20.03.2017 por André Marinho* - Editor
A nova versão XRS se diferencia pelo aerofólio traseiro com luz de freio em LED; saias esportivas laterais, frontal e traseira e ponteira do escapamento cromada ( Divulgação )

O Novo Corolla 2018 está mais arrojado. O sedan médio de luxo vem com visual repaginado, com destaque para os faróis full LED com design sofisticado, bem como releitura da grade, para-choques, rodas e também das lanternas traseiras. Embora tenha sido apresentado para imprensa em São Paulo na última quinta-feira, as unidades já forem entregues antes na rede Toyota, disponível em seis versões.

No design, observamos a traseira das versões normais e da novidade, a "esportiva" XRS. Esta apresenta as lanternas redesenhadas com luzes em LED, bem como um friso cromado que as unem sobre a tampa do porta-malas, que recebeu também um defletor de ar pronunciado.

A nova opção apresenta saias laterais e spoilers traseiros, assim como difusor de ar e escape com ponteira cromada. Dá para perceber as novas rodas diamantadas aro 17", com acabamento em preto brilhante. A versão logo abaixo, a XEi, vem com novas lanternas e friso cromado.

Mas as novidades não ficam apenas do lado de fora. A própria XEi, por exemplo, vem com dois novos sistemas de série: o "Smart Entry", de destravamento das portas por sensores na chave e o "Push Start", de partida sem chave. Além disso, conta com faróis de neblina dianteiros, multimídia com tela LCD de 7" com GPS, câmera de ré e TV digital e controle de velocidade de cruzeiro.

No interior do Corolla existe agora um botão há muito esperado e criticado (por sua ausência, é claro) no sedan. Trata-se do comando para desativação do controle de estabilidade, que deve atuar também no controle de tração.

Além disso, por dentro é possível ver que o painel recebeu alterações também. Os difusores de ar laterais agora são circulares, enquanto o ar-condicionado automático dispõe de novo layout.

corola
Desde a XEi, o painel de instrumentos é de 4,2" e a multimídia vem com tela LCD de 7" sensível ao toque com GPS , TV digital e câmera de ré. (Foto: Divulgação) 

A multimídia agora tem uma tela maior e comandos touchscreen. O "velho" relógio digital, que estava presente ao lado dos difusores de ar centrais na versão brasileira, agora está na nova moldura que envolve a central de entretenimento. O quadro de instrumentos tem novo grafismo, com aparência mais simples. O volante tem comandos invertidos também e o friso que separava os dois tons do painel não existe mais.

O Corolla 2018 está disponível em seis versões: GLi 1.8L com câmbio manual de seis velocidades, GLi 1.8L e GLi 1.8L Upper com transmissão automática Multi-Drive, que reproduz sete velocidades nos modos Drive e sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão. Com o motor 2.0 litros estão o XEi, XRS e Altis, equipadas com a transmissão automática Multi-Drive, incrementada com a possibilidade de trocas de marchas manuais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas atrás do volante.

Voltado para frotistas e pessoas com deficiência, as versões iniciais custam R$ 69.690 para manual e R$ 69.990 para automática. Na rede, serão encontradas a partir da GLi, a qual conta com computador de bordo com seis funções, direção eletroassistida e volante multifuncional, o seu preço é de R$ 90.990

Mais vendido

Treze países produzem o Corolla, o qual já atingiu a marca de mais de 1,3 milhão de unidades comercializadas anualmente em cerca de 150 países. O Corolla já soma mais de 44 milhões de unidades licenciadas em todo o mundo, marca que o coloca como o mais vendido de todos os tempos.

Ficha técnica

Motor: 1.8 litros e 2.0 litros
Potência: 144cv a 6.000 rpm (etanol) e 139 cv a 6.000 giros (gasolina) com 1.8 litros /154cv a 5.800 rpm (etanol) e 143 cv a 5.800 rpm (gasolina) com 2.0 litros
Torque: 18,6 kgfm (etanol) e 17,7 kgfm (gasolina) a 4.800 rpm / 20,7 kgfm a 4.800 giros (etanol) e 19,4 kgfm a 4.000 rpm (gasolina)
Transmissão: manual de seis velocidades para versão GLi e automática para as outras
Cores: branco, prata, cinza, preto, vermelho e na nova cor marrom
Versões/Preços: GLi - R$ 90.990 mil / XEi - R$ 99.990 mil / XRS - R$ 108.990 mil / Altis - R$ 114.990 mil

*O editor viajou a Foz do Iguaçu (PR) a convite da Honda

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.