Coluna

Auto Stop: Agosto, mês para lembrar

00:00 · 10.09.2018

Não foi o mês do desgosto no setor automotivo. O mercado de veículos registrou o melhor período de vendas em mais de três anos e meio: os licenciamentos de leves e pesados atingiram volume de 248,6 mil unidades no período, o maior volume desde janeiro de 2015, quando os emplacamentos somaram 253,8 mil unidades. O desempenho de agosto superou, inclusive, o resultado de dezembro do mesmo 2015 (227,9 mil veículos), o mês tradicionalmente mais forte do ano. Os dados foram divulgados pela Fenabrave.

Image-0-Artigo-2449422-1
Produção de veículos em alta Anfavea ainda não divulgou mas aposto em uma alta de mais de 10%. Em julho já havia sido de 9,3% 

Bons ventos

O desempenho de agosto como o melhor mês dos últimos três anos já era esperado pela indústria, conforme foi antecipado pelo presidente da Anfavea, Antonio Megale. O resultado representou aumento de 14,3% sobre o desempenho em julho, quando as vendas atingiram 217,4 mil. Sobre agosto de 2017, o aumento é semelhante, de 14,8%.

Bons ventos 2

A média diária de vendas cresceu: foram 10,8 mil unidades para cada um dos 23 dias úteis de agosto. Em julho, com um dia útil a menos, a média foi de 9,8 mil. Para o presidente da Fenabrave, Alarico Júnior, o mercado tem se comportado de forma esperada, mesmo com o cenário político indefinido e a incerteza para os próximos meses.

Carros usados

Como nem tudo são flores, diria o poeta, a venda de usados parou de crescer como consequência do aquecimento no mercado de novos. De janeiro a agosto os seminovos totalizaram 7,3 milhões de unidades negociadas, na soma de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. É o mesmo volume anotado em iguais meses de 2017.

Usados 2

Os números foram divulgados pela Fenabrave. Até o ano passado a negociação de usados vinha aquecida. O ano de 2017 fechou com alta de 7,1% sobre 2016, mas as transações pararam de crescer este ano. A análise por segmento mostra 6,1 milhões de automóveis usados negociados de janeiro a agosto.

Ceará em alta

Empresa cearense de acessórios automotivos D& G Comércio de Autopeças ficou entre as 3 do Nordeste que mais cresceram e entre as 36 do Brasil. No Ceará ficou em primeiro lugar. De parabéns Daniel Carvalho e sua equipe pela excelência no atendimento e nos produtos de primeira que oferece ao mercado de automóveis.

Nova Lexus

Mesmo com a linda loja no Rio Mar, a Lexus terá ano que vem uma concessionária exclusiva aqui em Fortaleza. Quem me antecipou a informação exclusiva foi o presidente do grupo Newland, Luiz Teixeira. Marca de luxo da Toyota, a Lexus é uma das que mais vendem carros premium nos Estados Unidos e vai aumentar participação aqui.

Image-1-Artigo-2449422-1
AUDI CENTER FORTALEZA NOVO GERENTE Eymard Jr. Comanda com dinamismo a gerência de vendas da marca alemã na capital cearense. Na imagem, com o campeão de vendas, o SUV Q3

 

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.