Comodidade

Carros com sala de estar

Tem família grande? Então leia nesta matéria quais os populares com mais espaço interno no Brasil

00:00 · 20.08.2018 por André Marinho - Editor
Na foto principal, carro conceito da Renault revelado no Salão de Frankfurt 2017, o Symbioz, que vira praticamente uma sala de estar; logo acima, interior dianteiro do campeão Logan e do terceiro lugar, o Sandero ( Fotos: André Marinho / Arquivo )

Para chegar aos números finais fizemos uma ampla pesquisa da ficha técnica dos carros populares mais vendidos do Brasil na Internet. Levamos em conta o tamanho do entre-eixos, que influencia diretamente no volume interno.

Quanto mais longe as rodas dianteiras estiverem das traseiras, melhor será o espaço interno. Além do espaço de entre-eixos, a altura é outro ponto super importante, pois hoje em dia as pessoas têm filhos cada vez mais altos. Se o carro não tiver altura interna suficiente, as crianças andarão raspando a cabeça no teto.

Para finalizar, outro aspecto é a largura total. Quanto maior ela for, melhor será o aproveitamento do espaço do banco traseiro, dando mais espaço para três pessoas andarem ali sem ficarem espremidas umas nas outras.

O campeão por dentro é o Renault Logan. O sedan da marca francesa é um projeto bem elaborado e capitaneado por Carlos Ghosn no começo dos anos 2000. O modelo deveria ter um espaço de carro médio e um porta-malas bem generoso, mas para isso, teria que custar pouco e ser bem robusto, pois atenderia especialmente os mercados do leste europeu. Foi assim que nasceu o Dacia Logan, que mais tarde ganharia a marca Renault e que chegou a ser vendido como Nissan (Aprio).

3

Para quem vai no banco traseiro do sedan Logan, surpresa agradável por ter muito espaço para as pernas e também boa altura em relação ao teto
 
Em sua segunda geração, o foco no espaço interno se manteve e além da plataforma longa, também recebeu um porta-malas maior: 510 litros. Apesar do volume, ele é leve o suficiente para usar o motor 1.0 Sce de até 80 cv, bem como o 1.6 SCe com até 118 cv.

Na segunda posição, o Nissan Versa. Um carro longo, chegando a medir 4,49 metros. Com 2,60 metros de entre-eixos, o Nissan Versa tem um excelente espaço para as pernas atrás, além de uma boa altura.

4

Excelente espaço por dentro do Nissan Versa, o segundo colocado: perdeu por pouco do líder Logan, mas também garante conforto aos ocupantes

Em terceiro, outro Renault, o hatch Sandero. Seu entre-eixos é de 2,59 m. Compartilha a mesma plataforma do Logan.

Na quarta posição, O Volkswagen Polo. Sua plataforma modular amplia o espaço interno, e o entre-eixos é de 2,56 m. Assim, o volume do habitáculo é bem generoso, especialmente para quem vai atrás. Na quinta posição, Toyota Etios Sedan, com 2,55 metros de entre-eixos, um belo projeto.

Os espaçosos

1 - Renault Logan: 2,63 x 1,52 x 1,73 (entre eixos x altura x largura)

2 - Nissa Versa: 2,60 x 1,50 x 1,69

3 - Renault Sandero: 2,59 x 1,52 x 1,73

4 - Volkswagen Polo: 2,56 x 1,47 x 1,75

5 - Toyota Etios Sedan: 2,55 x 1,51 x 1,69

6 -Chevrolet Onix / Prisma: 2,53 x 1,48 x 1,70

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.