Inovação

Carros autônomos já são realidade

Várias marcas destacaram a autonomia dos veículos e os modelos elétricos em seus espaços

No stand da fábrica de componentes automotivos ZF, um carro transparente, invisível, deixou à mostra todos os equipamentos do veículo. O protótipo foi uma das grandes atrações do Salão do Automóvel deste ano ( Fotos: André Marinho )
00:00 · 18.09.2017 por André Marinho - Editor
A Renault revelou o Symbioz, conceito com visão da mobilidade no horizonte 2030. Autônomo e elétrico, ele vira uma sala de estar, num ecossistema inovador

Que tal pedir uma pizza e o entregador ser um carro autônomo? Dirigir e o carro corrigir sozinho uma barbeiragem sua, como invadir sem querer a faixa contrária? Tudo isso já é real, não é o futuro não.

E no Salão de Frankfurt ficou claro que a tendência dos carros autônomos veio para ficar.

No stand da fábrica de componentes automotivos ZF, um carro transparente, invisível, deixou à mostra todos os equipamentos do veículo. Airbags, suspensão, fios e tudo o mais de tecnologia revelaram o que a lataria esconde.

O Protótipo Vision Zero da ZF foi outro exemplo. A nota zero nunca foi tão desejada. Zero em acidente e zero em emissões, na condução autônoma. A empresa mostrou para os jornalistas que o futuro já chegou.

LEIA AINDA: 

> Salão Alemão: elétrico e autônomo 
> Carros autônomos já são realidade 
> Lançamentos que virão em breve para o Brasil 
> Picape Mercedes e VW  T-Roc disputam os holofotes 

E o futuro parece ser elétrico. Todos os fabricantes presentes apostam na "eletrificação" de sua linha. Alguns já afirmam que não lançarão mais modelos movidos somente por motores a combustão. A data mais citada pelos executivos é 2020.

Image-1-Artigo-2296736-1
Mercedes EQA, hatch de luxo, funciona 100% a bateria e é previsto para estar nas ruas até 2022, junto com outros nove modelos elétricos da marca 

Todos os modelos da Mercedes-Benz terão uma versão elétrica, ou híbrida, até 2022 - anunciou a fabricante alemã.

"Em 2022, todo o catálogo de produtos Mercedes-Benz estará disponível em versão elétrica para oferecer o máximo de escolha aos nossos consumidores", disse o presidente do grupo, Dieter Zetsche.

No total, haverá "mais de 50 versões de veículos", tanto híbridos quanto elétricos, declarou Zetsche, na mesma semana do Salão do Automóvel de Frankfurt. Já o diretor financeiro da Mercedes-Benz, Frank Lindenberg, prevê que, em 2025, 25% das vendas da marca serão de modelos elétricos.

A Mercedes pretende criar a divisão EQ, para carros 100% a bateria. E prevê que em 2022 essa nova divisão já terá dez modelos em linha. Um deles será o EQA, um hatch de luxo. Como as promessas de grande autonomia estão em alta, a marca fala que os carros poderão rodar até 400km entre as recargas - e em criar postos de reabastecimento para os clientes.

Image-3-Artigo-2296736-1
A Honda apresentou o conceito Urban EV, que indica ser o esboço de um provável veículo compacto e 100% elétrico a ser produzido em um futuro breve

Compacto

A japonesa Honda apresentou o conceito Urban EV, que pelo nome já indica ser o esboço de um futuro compacto movido 100% a eletricidade e talhado para uso em grandes cidades.

Carros que dirigem sozinhos deixaram de ser coisa de filme de ficção há muito tempo. Atualmente, montadoras como Volvo, BMW, Mercedes-Benz, Ford e Land Rover já testam veículos que não precisam de motorista. Empresas de tecnologia, como Google, Uber e Baidu, também quiseram entrar na onda dos automóveis inteligentes. 

Saiba mais

Fim dos carros a combustão?

No último dia 9, a China anunciou que estuda proibir, em médio prazo, a produção e a venda de carros movidos a combustíveis fósseis (gasolina e diesel). A decisão pode revolucionar o setor em nível mundial e dar um impulso definitivo aos carros elétricos.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.