Arrancada e som automotivo prometem estremecer o Eusébio - Auto - Diário do Nordeste

COMPETIÇÃO

Arrancada e som automotivo prometem estremecer o Eusébio

07.03.2012

A 1ª etapa vai contar com a participação de 40 à 80 carros divididos em 12 categorias. A mais esperada pelo público no autódromo é a Força Livre
A 1ª etapa vai contar com a participação de 40 à 80 carros divididos em 12 categorias. A mais esperada pelo público no autódromo é a Força Livre
Foto: Divulgação
As disputas de motocicletas agradam consideravelmente os presentes a cada competição. No total são seis categorias fazendo barulho
As disputas de motocicletas agradam consideravelmente os presentes a cada competição. No total são seis categorias fazendo barulho
Foto: Agência Diário
Briga pelo som mais potente também será vista para quem for ao circuito Virgilio Távora. Lojas mostrarão as recentes novidades do mercado
Briga pelo som mais potente também será vista para quem for ao circuito Virgilio Távora. Lojas mostrarão as recentes novidades do mercado
Foto: Agência Diário
A 1ª etapa acontece no tradicional palco do automobilismo cearense e deverá levar público recorde

Um domingo de fortes emoções para quem curte arrancadas e som automotivos. A 1ª etapa de Arrancada de carros e motos acontecerá no próximo dia 18, a partir das 10 horas, no Autódromo Internacional Virgílio Távora, no Eusébio.

O evento, que acontece desde 1995, vem reunindo em cada encontro um maior número de frequentadores que se encantam em ver carros e motos de uma maneira diferente. Automóveis e motocicletas tunadas e com um barulho único e encantador para quem é apaixonado por automobilismo.

Segundo o presidente da Associação Cearense de Arrancadas de Veículos (ACAV), Fred Correia, a probabilidade de público durante todo o evento no autódromo é que ultrapasse as 10 mil pessoas. "Todos os anos a quantidade de pessoas que se interessam pelo evento aumenta. Em 2012 não será diferente. E tenho a convicção que a presença supere as expectativas", afirmou o dirigente.

Categorias

A 1ª etapa vai contar com a participação de 40 à 80 carros divididos em 12 categorias. As mais esperadas são as Dianteiro Original (D.O), Turbo Categoria A e B e Força Livre. Na categoria D.O participam veículos de turismo de grande produção em série, coupê, sedan ou pick-up, de 2, 3, 4 ou 5 portas, de tração dianteira equipados com motores naturalmente aspirados.

Já os Turbo A e B são categorias de veículos turbo com equipamentos específicos. Turbo "A", é a categoria mais difícil da Arrancada, por seu equilíbrio entre pilotos, pelo alto investimento em equipamentos de ponta e pela quantidade de pilotos inscritos em uma prova, onde pelo menos uns vinte pilotos têm chance de vitória. Turbo "B" são aqueles competidores que almejam de alguma forma passar para "A" e por isso a briga é constante e muito acirrada.

Por último vem a Força Livre. Esses automóveis são bem diferentes dos anteriores, pois apresentam características ímpares como, por exemplo, presenças de santantônios, na parte interna do veículo, de modo a evitar uma deformação mais séria do habitáculo em caso de acidente ou capotamento. Outras características marcantes são que participam desta categoria veículos de competição e protótipos com chassi de estrutura tubular, com motores de no máximo 8 (oito) cilindros e a capacidade volumétrica destes motores não pode ultrapassar 400 polegadas cúbicas.

Motos a toda potência

Fora os carros o público vai poder acompanhar campeonato de arrancadas de motocicletas que vem chamado a atenção dos visitantes a cada competição. As categorias são dividias em Street (motos até 150cc), Sport Turismo B (de 250cc a 500cc), Sport Turismo A (acima de 600cc), Super Esportiva Turismo A (acima de 600cc), Super Esportiva (a partir de 750cc) e Força Livre.

Som para todos os gostos

E para quem gosta de som para automóveis haverá também espaços exclusivos para esse setor. Na oportunidade várias lojas especializadas em acessórios de som vão instalar estandes por toda parte para mostrar as recentes novidades do mercado automotivo.

Conforme Fred Correia, as lojas costumam ficar lotadas e o retorno financeiro para esses estabelecimentos são satisfatórios. "O mercado de som para carros está em alta como vocês do Caderno AUTO já mencionaram em matérias. Durante o evento será possível comprovar que a cada dia o fortalezense vem contribuindo para esse crescimento", afirmou.

SAIBA MAIS

Na 1ª etapa também há espaços para categorias não profissionais. Na categoria desafio os participantes disputam provas interessantes. Ele tem que andar 100 metros em 11 segundos. Não é necessário a carteira de piloto para fazer parte da competição como as demais.

Para os interessados em adquirir a carteira profissional e concorrer nas categorias de ponta devem entrar em contato com a Federação Cearense de Automobilismo (FCA) pelo telefone 3224-40-78 ou pelo site: http://www.fca.com.br

ACAV Racing realiza no próximo dia 10 de março a partir das 20horas o "Racha Noturno". O evento reúne desde o ano de 2005 rachas, no entanto com a mais pura segurança. Os encontros acontecem no Autódromo Internacional Virgílio Távora, circuito do Eusébio. Em todas as edições já realizadas o índice de acidentes foi zero. Numa prova de que o racha organizado e disputado em um local de segurança proporciona muita diversão.

Mais informações:

I Etapa da Arrancada, dia 18 de março, Autódromo do Eusébio.

http://www.arrancadace.com.br

Responsável: Fred Correia. Fones:

(0xx85)8725-6854 ou 9925-0705

GIORAS XEREZ
REPÓRTER


Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999