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Antecipamos detalhes do VW Polo

Compacto premium hatch é a aposta da Volkswagen para ganhar mais mercado neste ano

Por enquanto a Volkswagen só liberou imagens com o Polo camuflado, já que o veículo está em fase final de testes. Lançamento no Brasil será em setembro para a imprensa e deve chegar nas lojas no mesmo mês ( Fotos: Divulgação )
00:00 · 14.08.2017 por André Marinho - Editor
Traseira deixa antever que o hatch vem com um visual diferente para atrair quem gosta de esportividade e modernidade; vamos esperar para testar

O Novo Polo está chegando ao mercado brasileiro para concorrer no segmento de compactos premium. O modelo está em fase final de testes e avaliações em condições de rodagem nas estradas brasileiras. Construído sobre a Estratégia Modular MQB da Volkswagen, ele será equipado com recursos de assistência à direção, segurança e dinâmica veicular até então disponíveis apenas em automóveis de categorias superiores, como o Golf e o Passat.

A Estratégia Modular MQB permitirá ao veículo ser o primeiro em sua categoria a oferecer recursos como freios a disco nas quatro rodas com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (que freia o carro para evitar colisões) e o BSW (Limpeza Automática dos Discos de Freio), que seca os componentes em caso de chuva, assegurando o menor espaço de frenagem e maior segurança.

O Novo Polo terá configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção.

Para o Brasil, a suspensão do Novo Polo foi elevada em 20 milímetros em relação à versão Europeia, ganhando barra estabilizadora dianteira de 20 milímetros de diâmetro (na versão com motor TSI).

O maior vão livre em relação ao solo garante maior robustez em rodagem. As molas e os amortecedores possuem cargas definidas de acordo com as condições brasileiras, garantindo mais conforto.

O carro será calçado com pneus "verdes", de baixa resistência ao rolamento, que colaboram para a redução no consumo de combustível - sem deixar de lado a alta performance dinâmica, em dirigibilidade e frenagens. Serão três medidas disponíveis: 185/65 R15, 195/55 R16 e 205/50 R17.

Direção elétrica

Todas as versões do Novo Polo serão equipadas com sistema de direção com assistência elétrica. Além do excelente conforto e precisão, uma das principais vantagens da assistência elétrica em relação aos sistemas de assistência hidráulica é apenas demandar energia quando necessário.

Isso representa uma redução no consumo de combustível de até 3% quando comparado com um sistema de direção com assistência hidráulica (convencional).

O controle eletrônico da direção possui vários mapeamentos, permitindo a carga adequada para cada situação (como manobras de estacionamento, média e alta velocidades) e combinando mais conforto e estabilidade direcional.

Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI que equipará o Novo Polo é da família EA211 - que também se caracteriza pela modularidade.

Total Flex, esse motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois em qualquer proporção. Com etanol, sua potência máxima é de 128 cv, com torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol.

O carro vai inaugurar uma nova estratégia da Volkswagen - a sigla '200 TSI' (referente a 200 Nm de torque, gerados pelo motor TSI, com tecnologia de turbocompressor e injeção direta de combustível).

Torque: a sensação de força

O torque é o grande responsável pela sensação de performance, deslocamento, quando o corpo "cola" no banco nas retomadas de velocidade. Isso garante esportividade, prazer ao dirigir e segurança para realizar ultrapassagens seguras e superar subidas íngremes com facilidade.

O motor TSI fornece o torque máximo de 200 Nm a partir de 1.500 rpm. Isto garante melhor aceleração com menos trocas de marchas e ajuda a economizar combustível.

A nova transmissão automática de seis marchas Tiptronic é projetada para carros com motores transversais e possui engrenagens planetárias, com acoplamento por conversor de torque. Em setembro, o carro chega nas lojas.

Ficha técnica

Motor: 1.0 l, flex, 3 cilindros, turbo/1.6 l, 4 cilindros
Potência: 105 cv/120 cv
Torque: 20,4 mkgf entre 2.000 e 3.500 rpm
Transmissão: manual de 6 marchas
Tração: dianteira
Comprimento: 405 cm
Peso : 1.100 kg
Porta-malas: 350 litros
Velocidade máxima: 195 km/h

Mais informações

Nacional 85-3036-8100
Ceará Motor: 85-3455-6100
85-3455-6444
Fazauto: 85-3255-8000

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