Agile está mais sedutor e tem bom desempenho - Auto - Diário do Nordeste

test-drive GM

Agile está mais sedutor e tem bom desempenho

19.11.2013

Vendido só na versão LTZ, até para não rivalizar com o Onix, o Agile vem com um pacote bem completo

Este ano, o Chevrolet Agile recebeu a esperada mudança na nova linha 2014. Também pudera, ele já estava ficando, aos olhos, um pouco defasado.

Na parte frontal são os faróis que dão um maior aspecto futurista;na parte traseira eles ganharam um efeito que está na moda, o 3D fotos: jota pompílio

Fitando-o lentamente, em relação à versão anterior, dá para perceber que a parte frontal foi reformulada. Agora o novo modelo conta com faróis maiores, mais finos, que invadem a lateral e com contorno escurecido, grade filetada e menor, para-choque redesenhado.

Na traseira, o para-choque e as lanternas mudaram. Elas agora exibem um efeito 3D. Além disso, o hatch recebeu novas rodas de aro 16 combinadas a pneus verdes. É bom salientar que no "antigo Agile" tinha aro de quinze polegadas.

É bom também deixar bem claro que o Agile 2014 será comercializado em versão única, a LTZ. Esta versão continua com o motor 1.4 Econo.Flex (102 cv com etanol), mas tem alterações nos câmbios. O manual de 5 marchas (chamado de F1X) recebe sua segunda geração, com novas relações de marcha e ré sincronizadas. Já o automatizado Easytronic tem relação de marchas modificadas por causa dos novos pneus.

O hatch não adotou o padrão de design da GM no interior, com volante e cluster diferentes dos encontrados no Onix e Cobalt, por exemplo. Mas o volante foi atualizado e agora conta com comando do rádio e, quando equipado com câmbio Easytronic, borboletas atrás do volante. Painéis das portas e bancos passam a ser revestidos com novos tecidos

O câmbio Easytronic também adiciona outros itens, como controlador de velocidade de cruzeiro, computador de bordo, acendimento automático dos faróis, chave canivete, novo rádio com CD/MP3 Player, USB, Bluetooth, entrada auxiliar e discagem automática

No interior o acabamento é normal, mas prático; detalhe para a nova direção que na versão 2014 traz novos comandos no volante

Impressões

Dirigindo-o em Fortaleza, a nova caixa de câmbio deu ao hatch saídas mais "espertas", digamos. Dá para perceber que a primeira marcha ficou mais curta, enquanto as últimas estão mais longas, para rotações menores em velocidade de cruzeiro. Na prática, os engates estão ligeiramente mais firmes e secos e em ritmos mais amenos, o modelo entrega relativa suavidade de funcionamento e ruído interno controlado até a casa dos 100 km/h.

A suspensão dá conta do recado e, mesmo com as rodas maiores, filtra bem as imperfeições do asfalto - como as da pista de durabilidade do Campo de Provas da GM de Cruz Alta. Mas cobra seu preço ao deixar a carroceria rolar um pouco demais em curvas mais fechadas.

O motor 1.4 não faz milagres e dá ao Agile um desempenho apenas compatível com a proposta. O propulsor entrega bom torque em rotações mais baixas, mas é áspero e pouco brilhante quando exigido ao máximo. Pelo menos, é bem casado com a transmissão. O também modernizado câmbio automatizado Easytronic funciona bem no Agile. É claro que as trocas são bastante perceptíveis - inerentes ao sistema com embreagem única -, mas entende rápido os chamados do pé direito, tanto para trocas ascendentes, quanto para descendentes. E faz o trabalho com relativa competência.

Por dentro, o carro é confortável e a visibilidade é bastante boa. O painel é de fácil leitura e muito bonito, principalmente, de noite. Para quem deseja pegar a estrada, o bagageiro é convidativo, 327 litros. E por falar em estradas, em ultrapassagens médias, mostrou segurança.

Ficha técnica

motor: 1.4 litros flex
potência: 97 cv ( gas) e 102 cv (etanol)
transmissão: câmbio manual ( 5 à frente e uma a ré)
capacidade: 5 pessoas
fabricação: Argentina
capacidade: cinco pessoas
torque:13,2 kgfm (gas) e 13,5 kgfm (eta) a 3.200 rpm
tanque: 54 litros
porta-malas: 327 litros
aro: 16 polegadas
pneus: 195/50
peso: 1.076 kg
freios: discos ventilados na frente e tambor atrás
cores disponíveis: cinco
preço: R$ 43.200

JOTA POMPÍLIO
REPÓRTER


Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999