16 ou 8 válvulas, qual é o melhor? - Auto - Diário do Nordeste

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16 ou 8 válvulas, qual é o melhor?

24.08.2011

Ágeis e fortes: assim são os motores de 8 válvulas, com exatidão, nas saídas em sinais de trânsito
Ágeis e fortes: assim são os motores de 8 válvulas, com exatidão, nas saídas em sinais de trânsito
Na procissão da compra de um novo carro, alguém mais detalhista depara-se com a seguinte dúvida: "Qual o melhor motor, o de 8 ou 16 válvulas?"

Falar de motor é sempre um assunto complicado, pois o tema, às vezes, torna-se muito técnico. Para entender, num vocabulário simples, segundos especialistas, as válvulas são peças que permitem que o ar entre na câmara de combustão e que os gases resultantes da queima do combustível saiam para o escapamento - chamadas válvulas de escape.

Numa pesquisa feita pelo Suplemento, experts afirmam que as duas versões são boas, mas em funções diferentes. Na sondagem, o que se conclue é que carro de 8v é ideal para a cidade, isto é, para quem enfrenta o trânsito pesado, a todo momento enfrentando sinais de trânsito e congestionamento. "Quem tem veículo de 8 válvulas consegue bons níveis de potência e torque (força) em baixas rotações e fica mais ágil no dia a dia comparado ao seu irmão de 16 válvulas", diz Arlen Assef - proprietário da oficina Assef Car.

De acordo com o profissional, porém, aí está a grande diferença entre ambos. Para a estrada, ou seja, o uso em rodovias o 16V é superior. "Com motor cheio, ele ganha mais potência e trabalha melhor que os de 8v", pondera. "Porém, o resultado aparece em rotações mais altas, quando você já está uma velocidade constante. Inevitavelmente, o consumo é bem maior. Uma outra diferença é que o custo do de 16V, em manutenção e produção, é mais alto e necessita de um pouco mais de cuidado na lubrificação, uma vez que o cabeçote é maior. Mas isso, com certeza, já foi muito bem projetado pela fábrica", acrescenta.

Flash back

Ter um logotipo "16v" na lataria do veículo, no Brasil, em boa parte da década de 90, era coisa para carro de luxo, até que o cabeçote multi-válvulas começou a ter também em automóveis mais populares com motor 1.0.

Nas ruas, era comum modelos como Palio 1.0 16v, Corsa 1.0 16v ou mesmo o Gol 1.0 16v lado a lado com automóveis 1.0 8v. A diferença entre eles? Para se familiarizar melhor, na prática, Arlen cita um exemplo. "Se você tiver dois carros de motor 1.0, só que um tem de 8v e outro de 16v, no sinal fechado, quem parte primeiro? Quem respondeu o primeiro, acertou", salienta.

Problema cultural

Para o brasileiro, o carro é sinal de status e poder. Arrancar, sim, este é o termo, na frente de quem está do seu lado, no sinal de tráfego, é uma questão de afirmação para muitos. Como os motores multivalvulares mais antigos possuíam uma letargia (lerdeza) em baixas rotações, criou-se a fama de que carro 16v é fraco. A indústria trabalhou em soluções para o problema, mas a má propaganda "já estava no meio do mundo" e os de 16v passaram a ter problemas sérios de vendas no segmento popular.

Hoje, claro, existem motores com cabeçotes que minimizam o baixo torque em rotações mais baixas modificando o tempo de abertura das válvulas. Eles podem ser reconhecidos em carros quando trazem siglas como VVT, VVTi ou VTEC.

Para finalizar, Arlen "bate o martelo" na polêmica. Ele explica que a quantidade de válvulas tem também haver com o modo de vida do condutor. "Um motor de 16 válvulas, em alta rotação, tem ganhos significativos sobre um motor 8 válvulas, pois ele pode respirar melhor quando está em alta rotação e por isso é indicado para quem gosta muito de pegar a estrada ou quem tem uma tocada mais esportiva ao volante, por exemplo", detalha Arlen.

Para ele, o motor 8v responde melhor em baixas rotações, em deslocamentos rápidos, porém, a medida que os giros vão subindo, a sensação de "estrangulamento" vai aumentando e o motor perde eficiência. "É ideal para a cidade".

FIQUE POR DENTRO
Mitos e verdades sobre 16 e 8 válvulas

Carro de 16v dá mais manutenção que carro 8v, mito ou verdade?

Resposta: Mito. Todos os carros quando saem de fábrica tem um manual de manutenção. Quando este carro é submetido aos cuidados especificados pelo fabricante, dificilmente ocorrerão maiores problemas.

Se meu motor 16v quebrar a correia dentada, terei um gasto muito maior do que em um motor 8v?

R: Verdade. O motor 16v tem o dobro de válvulas, tuchos e balancins. A mão de obra costuma ser mais cara. A troca da correia também costuma ser mais cara pois tem mais esticadores e rolos guia.

Carro 16 tem o motor mais fraco do que motor 8v?

R: Mito. Cada motor tem sua faixa de trabalho. Se o motor 8 válvulas parece mais "esperto" em arrancadas, isto é, na horas das saídas, o motor 16 válvulas abre vantagem em altas rotações.

Quantidade

16 válvulas são ideais para carros com motorização acima de 1.4. Esta versão trabalha melhor em estradas, em altas rotações, fazendo com que o motor ganhe mais potência

JOTA POMPÍLIO
REPÓRTER

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