Mandante da morte de diretor de escola indígena Tapeba em Caucaia é preso pela Polícia Civil

Geraldo estaria impedindo o comércio ilegal de entorpecentes em escolas da comunidade indígena e, por isso, virou alvo

Escrito por Redação ,
Geraldo Barbosa da Silva Filho Tapeba era diretor da Escola Índios Tapeba
Legenda: Geraldo Barbosa da Silva Filho Tapeba era diretor da Escola Índios Tapeba
Foto: Reprodução/ Instagram

Investigações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) levaram à prisão do mandante da morte do professor Geraldo Barbosa da Silva Filho Tapeba, diretor da Escola Índios Tapeba, vitimado no último dia 4 de março. Um homem de 26 anos foi capturado nesta quarta-feira (27) no bairro Pedreira, em Caucaia, e com ele foram apreendidos celulares. 

Segundo a PCCE, o suspeito é apontado como chefe de um grupo criminoso atuante na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O Diário do Nordeste havia apurado que o professor Geraldo Tapeba não concordava com os mandos dos criminosos na região. 

Geraldo estaria impedindo o comércio ilegal de entorpecentes em escolas da comunidade indígena e, por isso, virou alvo. O nome do suspeito não foi divulgado pelas autoridades de Segurança.

Agentes do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Metropolitana de Caucaia realizaram oitivas e diligências e conseguiram identificar o mandante. O homem já responde na Justiça por crimes de receptação. 

Os executores da morte de Geraldo Tapeba também já foram identificados pelos policiais civis, que seguem em operações para prendê-los e elucidar a motivação do crime. 

Veja também

Lideranças indígenas lamentaram morte

Após o crime, lideranças e instituições indígenas lamentaram a morte de Geraldo Tapeba nas redes sociais. O secretário de Saúde Indígena do Governo Federal, Weibe Tapeba, publicou no Instagram que Geraldo era seu "primo, compadre e amigo" e que "deixará um vazio muito grande entre nós".

O Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará (DSEI) também se solidarizou "com o Povo Tapeba nesse momento de dor e nos somamos ao sentimento de indignação diante da violência que ceifa mais uma vida". "Que a família de Geraldo, a comunidade educativa da Escola Índios Tapeba, o Povo Tapeba e todos os povos indígenas do Ceará recebam nossa solidariedade e nossas condolências", completou.

A página do Povo Tapeba publicou que "Geraldo Tapeba deixa um grande legado não só no movimento indígena, mas principalmente na educação. Ele foi um dos protagonistas da educação escolar indígena. Que possamos pedir nesse momento, de dor e luto, que Tupã possa confortar sua família e amigos. Descanse em paz, guerreiro". 

WhatsApp do Diário do Nordeste

Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados