Governo anuncia nova Delegacia da Mulher em Fortaleza e 23 carros de patrulha para o Interior

Nova delegacia será instalada no bairro Papicuo e viaturas serão distribuídas para segurança de mulheres em outras cidades

Escrito por Redação ,
foto de carros da Patrulha Maria da Penha
Legenda: Em cerimônia de entrega de patrulha Maria da Penha, governo anunciou nova Delegacia da Mulher
Foto: Divulgação

Uma nova Delegacia de Defesa da Mulher será instalada em Fortaleza, no Bairro Papicu. O anúncio da implantação ocorreu na sexa-feira (22), na cerimônia de entrega de novos veículos da Patrulha Maria da Penha.

A delegacia será instalada no prédio onde funciona a Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrim). Com a nova unidade, o Ceará vai contar com 11 DDMs, duas na Capital, e as outras nove em Maracanaú, Caucaia, Pacatuba, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Icó, Sobral e Quixadá.

Veja também

O governador Elmano de Freitas participou da cerimônia e destacou o engajamento no enfrentamento à violência contra todas as mulheres, com objetivo de chegar a todos os municípios. 

"A sociedade cearense não quer ter mulheres vítimas de feminicídio. No Ceará, nós queremos estratégias para prevenir, com ações em educação, medidas protetivas. A mulher cearense não pode viver com medo. Mesmo o Ceará tendo o menor índice de feminicídio do Brasil hoje, nós ainda consideramos muito alto", disse.

A vice-governadora Jade Romero ressaltou que é o momento de cooperação parra fortalecer a rede de proteção às mulheres no estado. "É um avanço dessa rede de proteção a nós, mulheres, para que possamos enfrentar os mais diversos tipos de violência, desde a importunação sexual até as questões da violência física, que se assevera em feminicídios", afirmou. 

As Delegacias de Defesa da Mulher são responsáveis por eceber denúncias e investigar crimes praticados no âmbito doméstico e familiar, além de feminicídios.

Reforço na tropa

Foram entregues 23 novas viaturas para a Patrulha Maria da Penha. Os veículos, que também fazem parte do Programa Ceará Por Elas, serão destinados aos municípios que ofertam suas Casas da Mulher. 

O reforço da tropa foi adquirido com recursos do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social (FSPDS), com valor total do investimento foi de R$ 2,9 milhões.

Também foram entregues três vans que irão funcionar como Unidades Móveis da Casa da Mulher Cearense (CMC), com investimento de R$ 249 mil. Os municípios que aderiram ao Programa Ceará por Elas terão prioridade para receber os atendimentos das Unidades Móveis da CMC.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados