Novo Ecosport chega à Europa em versão esportiva

Modelo ST-Line é apresentado no Salão de Frankfurt

A Ford exibe no Salão de Frankfurt o novo EcoSport que começa a ser vendido na Europa no fim do ano, incluindo a inédita versão esportiva ST-Line e uma opção com motor diesel 1.5 e tração integral inteligente AWD. O modelo europeu segue as mudanças já introduzidas pelo utilitário esportivo no Brasil, incluindo o novo design externo, acabamento interno aprimorado e equipamentos como sete airbags, central multimídia SYNC 3 com tela de 6,5” ou 8”, sensor de ponto cego e controle de estabilidade com sistema anticapotamento.

Como diferenciais, além da gama de motores a gasolina e diesel e dos ajustes de suspensão e direção específicos para o mercado europeu, a linha oferece a opção de carroceria com ou sem estepe montado na traseira. A lista de opcionais inclui volante e retrovisores aquecidos e sistema de som B&O Play com dez alto-falantes, exclusivos para a região, e também faróis com acendimento automático, sensor de chuva, piloto automático, controle eletrônico automático de temperatura, painel de instrumentos com tela de 4,2 polegadas e câmera de ré.

O EcoSport será o primeiro modelo do SUV a trazer a assinatura da grife esportiva ST-Line, já presente em versões do Edge, Fiesta, Focus, Kuga, Mondeo e S-MAX na Europa. Além de para-choques e saias laterais exclusivos, rodas de liga leve de 17 polegadas e distintivos, ele tem teto, colunas, grade dianteira e retrovisores pintados em preto.

O interior vem com volante, alavancas de câmbio e freio revestidos em couro, bancos parcialmente em couro e Miko-Dinamica – camurça ecológica feita de poliéster reciclado – com costura vermelha, pedaleira de aço inox e soleira personalizada ST-Line.

“As vendas do EcoSport na Europa cresceram 40% no ano passado e já somam 150 mil unidades desde o lançamento em 2014”, diz Steven Armstrong, presidente da Ford na Europa, Oriente Médio e África. “O novo EcoSport oferece ainda mais estilo, conforto, desempenho e opções, combinando a robustez de um SUV com a praticidade de uso na cidade".

O novo EcoSport europeu será produzido na fábrica da Ford em Craiova, na Romênia, que recebeu um investimento de 200 milhões de euros para modernização.

O segmento de utilitários esportivos é o que mais cresce na Europa. Suas vendas avançaram mais de 21% no ano passado e responderam por mais de um quarto de todos os carros de passageiros. Já as vendas totais de SUVs da Ford na região cresceram mais de 30% em 2016.