Gol e Voyage em nova versão

Hatch e sedan ganham mesma combinação do Polo e Virtus: motor 1.6 e câmbio automático. Confira test-drive

A Volkswagen está simplificando a gama desde a linha 2017. Antes ofereciam 441 combinações, passaram para 77 na de 2018 e na atual 2019 está com 30. Isso permite mais agilidade tanto na escolha do cliente como na produção, para atender mais rápido a demanda. Porém, isso não significa privar os seus modelos de novidades.

O Gol e Voyage recebem agora uma nova combinação de motor e câmbio. É o 1.6 flex de 120 cavalos de potência com a transmissão automática de seis velocidades, o mesmo do Polo. Essa opção vem para se juntar ao 1.0 flex de até 84cv (oferecido por R$ 44.990 ao Gol e R$52.640 ao Voyage) e 1.6 flex de até 104 cv (R$ 51.040 para o hatch e R$ 56.820 para o sedan), ambos manual de cinco marchas.

Seja hatch ou sedan, os dois modelos são oferecidos exclusivamente com uma lista de equipamentos de série. Só uma. Entre os destaques estão faróis simples com uma máscara escurecida, grade frontal em preto, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas, banco do motorista com ajuste altura, dentre outros (mais no quadro ao lado).

E igualmente para todos tem três pacotes para incrementar o carro com novos equipamentos: sendo um mais recheado e outros dois voltados apenas à interatividade. Para ter, por exemplo, grade de proteção do radiador pintada em preto ninja, retrovisores e maçanetas na mesma cor do veículo, faróis de neblina e lanternas escurecidas, fora outros 14 itens é preciso desembolsar R$ 3 mil.

No quesito conectividade, para navegação e sistema MapCare, o qual permite a atualização periódica gratuita de mapas durante toda a vida do veículo, é preciso colocar o "Discovery Media" por R$ 2100 com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas.

E se um sistema de som mais simples, mas que já leva espelhamento de celular, resolve seus interesses, então há o "Composition Touch" por R$ 100 a menos. Nos dois casos, o carro ganha volante multifuncional com comandos do sistema de som e de informações do "I-System", quatro alto-falantes, dois tweeters e computador de bordo.

Uma curiosidade: ao mexer no som descobrimos que caso o motorista ou passageiro reduza o volume da música a zero para atender uma ligação, por exemplo, a trilha reproduzida do pendrive ou celular, é pausada. Ao aumentar novamente, ela volta de onde parou.

Fora os três pacotes, o cliente ainda tem a disposição 92 itens individuais de acessórios.

Pelas ruas

Mesmo muitas marcas de compactos apostando no elétrico, como Ford Ka e Nissan March, a Volkswagen continua com a direção hidráulica nesses dois modelos. Mas, o acerto do volante é bom, não deixando pesado nas manobras ou durante a condução.

A nova combinação de motor e câmbio, observada no Gol durante em torno de 50 km de teste, respondeu bem nas estradas, tanto na frenagem como para trocas rápidas para ultrapassagens. Mas, infelizmente, o trajeto não contou com lombadas, buracos e rampas para avaliar em todas as condições no ciclo urbano típico de Fortaleza.

O consumo, segundo a marca, é de 11,1 km/l com gasolina na cidade às duas configurações e e 13,6 e 14,3 na estrada para o Gol e Voyage respectivamente. Já com etanol, o hatch exibe marca de 7,7 km/l e 9,6 km/l respectivamente no ciclo urbano e rodoviário. Seguindo a mesma sequência, o sedan faz 8 e 10,1 km/l.

O modelo já está disponível nas concessionárias em cinco opções de cores externas, sendo três sólidas (branca, vermelha e preta) e duas metálicas (prata e cinza).

A editora interina viajou a São Paulo (SP) a convite da Volkswagen.

Ficha técnica

Motor: 1.6 litros flex

Potência: 110 cv (G)/ 120 cv (E) a 5750 rpm

Torque: 155Nm (G)/ 165 Nm (E) a 4000 rpm

Aceleração: 10,7 e 10, 1 segundos (Gol) / 10,8 e 10,2 segundos (Voyage)

Preços:

Gol - R$ 54.580

Voyage - R$ 56.990

Equipamentos

Itens De série

- Freios com distribuição eletrônica de frenagem (EBD)

- Alerta de frenagem de emergência

- Suporte para celular no painel central com entrada USB

- Banco do motorista com ajuste

- Alerta sonoro de faróis acesos e sonoro e visual de não utilização do cinto de segurança do motorista

- Rodas de aço aro 15 polegadas

Urban Completo - R$ 3000

- Rodas de liga leve 15"

- Alarme Keyless

- Chave "canivete" com controle

- Retrovisores externos com ajuste elétrico, função tilt down LD e com luzes indicadoras de direção

- Sensor de estacionamento traseiro

- Vidros elétricos dianteiros e traseiros

- Destravamento elétrico da tampa traseira e travamento elétrico das portas com controle remoto

- Faróis duplos e faróis de neblina

- Lanternas escurecidas

- 4 luzes de leitura

- Alças de segurança no teto

- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade

Composition Touch - R$ 2000

- Sistema de som 'Compositon Touch'

- 4 alto-falantes e 2 tweeters

- Volante multifuncional

- Computador de bordo "I-System com Eco-Comfort"

Discover Media - R$ 2.100

- Sistema de som 'Discover Media' com navegação

- 4 alto-falantes e 2 tweeters

- Volante multifuncional

- Computador de bordo "I-System com Eco-Comfort"