Solução profissional

Cupins estão danificando seu móvel? Procurar ajuda de uma empresa especializada é a melhor alternativa

Você tem em casa um móvel ou uma peça de madeira que foi atacada por cupins? Com certeza já ouviu dizer ou leu que existem fórmulas caseiras para  combater o problema: óleos, tintas, essências naturais etc. Infelizmente, os especialistas garantem que nada disso funciona. A única alternativa, nesses casos, é chamar uma empresa de dedetização, que tem as condições técnicas adequadas para eliminar os cupins, sem aumentar o problema. Veja os cuidados necessários para a
contratação desse serviço.

Cuidados
É simples entender por que as fórmulas caseiras para eliminar cupins não funcionam: essa praga é muito resistente e para combatê-la de forma eficaz são necessários produtos muito específicos, que só podem ser manipulados por profissionais. Para salvar aquele móvel precioso, ou evitar que a infestação de cupins comprometa outros locais e objetos dentro de casa, é melhor contratar uma empresa especializada em dedetização. 
No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas:

1. Origem dos produtos
É importante saber se os produtos utilizados pela empresa têm registro no Ministério da Saúde e se a contratada tem alvará de funcionamento. Evite empresas que não podem comprovar a origem de seus produtos. Alguns venenos são proibidos no Brasil e utilizados de maneira clandestina.

2. Pesquise
Para encontrar a empresa de dedetização mais adequada, pesquise em sites de reclamação, no Procon e na Defesa do Consumidor. Procure referências – amigos, familiares, outros consumidores –, para verificar a idoneidade de quem será contratado.

3. Meio ambiente
Prefira empresas que apliquem produtos e técnicas ecologicamente corretos, que não agridem o meio ambiente, nem você e sua família.

4. Garantia
A empresa deve informar sobre o prazo de garantia, caso a praga retorne, e se haverá dedetizações adicionais, caso os cupins não sejam eliminados na primeira tentativa.

5. Identificação
Só aceite empresas cujos profissionais trabalhem uniformizados e com crachás de identificação. Esse é um claro indício de profissionalismo. A empresa que
descuida desse aspecto pode também descuidar na aplicação dos produtos.


Prevenção
Apesar de o combate ao cupim ser feito apenas por empresa especializada, há alguns cuidados que você pode tomar para prevenir que essa praga apareça na  sua casa:

. Instale telas de proteção nas janelas para evitar que os insetos entrem – especialmente em dias de chuva.

. Inspecione móveis, portas e janelas de madeira periodicamente. Tome providências ao primeiro sinal dos insetos.

. Use madeiras tratadas ou naturalmente resistentes, como ipê, maçaranduba, peroba, jacarandá e aroeira. 

. Evite guardar livros em estantes de madeira: opte por móveis de metal. 

. Use tintas e vernizes na parte externa dos móveis e molduras de quadros para tapar brechas.

. Não acumule caixotes ou outros objetos de madeira, principalmente em lugares úmidos.