Só para especialistas

Problemas elétricos em casa? O melhor a fazer é contar com os serviços de um especialista.

Mexer com instalações elétricas é coisa séria, principalmente porque na atualidade os sistemas elétricos possuem tecnologias bastante elevadas, que podem complicar a vida de um técnico inexperiente ou desatualizado. Muito pior se for alguém leigo no assunto. 
Em se tratando de problemas dessa natureza, o mais indicado é não tentar resolver por conta própria e sim, contar com ajuda especializada. No entanto, é  importante fazer a contratação um eletricista qualificado, que saiba o que está fazendo e não prejudique a sua segurança e a de sua família.
O detalhe é que não é uma tarefa fácil contratar um bom eletricista, pois nem sempre os profissionais realmente qualificados estão disponíveis. Evite contratar um "faz tudo", pois as chances de ter que refazer o serviço ou de o trabalho ficar aquém do desejado são grandes. 
Dê preferência para a qualidade, não para o preço. É fundamental fazer perguntas antes da contratação de um bom eletricista – mas, antes disso, você precisa estar ciente das suas reais necessidades. Isso não quer dizer que você precisa entender da parte técnica, mas é necessário saber que, para todas as atividades que exigem um conhecimento técnico, existem também normas que garantem a padronização, a funcionalidade e, principalmente, a segurança.
E quais são os riscos de instalações elétricas mal feitas? Elas oferecem perigos e prejuízos diversos, como choques no chuveiro, tomadas insuficientes, oscilações na iluminação, aumento na conta de energia elétrica e até incêndios.
Por isso, listamos algumas recomendações para evitar instalações elétricas deficitárias, pois eletricidade é um assunto delicado e deve ser tratado com muito cuidado.

1 – Pesquise
Busque vários profissionais. Dê preferência a empresas com sede, endereço comercial, CNPJ e nota fiscal;

2 – Registro
Peça algum registro profissional, desconfie de quem "faz tudo";

3 – Norma técnica
Como as instalações elétricas residenciais são regidas pela norma NBR-5410, da ABNT, desconfie se o eletricista nunca tiver ouvido falar disso;

4 – Referências
Procure saber a qualidade de serviços anteriores. É importante avaliar os trabalhos já realizados pelo profissional, verificando os detalhes, o capricho, a organização e a eficiência das instalações. Um bom profissional, com certeza, terá boas referências;

5 – Empresas
Se tiver de contratar uma empresa para realizar o serviço, só faça com fornecedor que possua sede, endereço comercial, CNPJ e emita nota fiscal. Isso representa uma seriedade da parte do contratado; 

6 – Nota fiscal
Exija o documento do eletricista. Trata-se de uma garantia a mais para evitar serviços elétricos de má qualidade. Ao gerar uma nota fiscal, o profissional demonstra seriedade e competência; 

7 – Cuidados
Ao contratar qualquer serviço em sua residência, informe-se com antecedência sobre a idoneidade da empresa ou da pessoa que irá prestar o serviço. Evite profissionais que façam perguntas não relacionadas ao serviço contratado. Garanta que alguém acompanhe o serviço, mesmo que seja apenas na área externa.  Se for no interior da residência, por precaução, oculte objetos de valor que possam chamar a atenção.