Organização é tudo

Quer acabar com a bagunça? Veja dicas para deixar cada coisa no seu lugar

Uma casa bagunçada pode trazer problemas, que vão desde dificuldade em encontrar objetos até perturbação e estresse. Por outro lado, um ambiente organizado dá a sensação de limpeza e bem-estar, contribuindo para melhorar a produtividade, evitar desperdício e deixar tudo mais bonito.
A primeira regra de ouro das pessoas organizadas é ter um lugar para cada coisa. A segunda lei básica da organização é retornar os objetos aos seus devidos  lugares – assim você não acumulará bagunça e sempre saberá onde encontrar o que precisa. Confira mais dicas de organização para sua casa ou escritório.

Ambiente saudável
Na organização doméstica, é importante anotar seus compromissos, o que deve acontecer regularmente. As agendas são grandes aliadas para se cultivar o  hábito de anotar os afazeres, evitando perda de tempo e ajudando a lidar melhor com seus afazeres. 
Criar um plano para a limpeza da casa é outra medida eficaz. Segunda-feira pode ser o dia de varrer/aspirar, trocar a roupa de cama e limpar os banheiros. Terça, o momento de lavar roupas escuras e limpar a cozinha. É só adequar conforme a rotina da família. Se precisar, escreva a programação e cole-a em ponto de fácil acesso a todos os moradores.
Até as crianças podem ajudar, com tarefas simples: elas podem ficar responsáveis por pendurar a toalha no banheiro, colocar a roupa suja no cesto etc. Com a colaboração de todos, a organização ficará mais leve e eficiente.

Uma tarefa por vez
Se a desordem estiver generalizada, controle a ansiedade e concentre-se em uma tarefa por vez, um cômodo por vez ou mesmo um pequeno espaço, como uma gaveta, por vez. Retire os itens, limpe com produtos adequados, faça a triagem do que deve voltar ao local e do que deve ir para o lixo e recoloque os itens de  forma organizada. Daí é só manter essa organização.

Separe
A triagem é de extrema importância para driblar a tendência de acumular coisas. A dica é ficar com o que lhe é útil e com peças, no caso de roupas, que você utilizou nos últimos meses. Mais que isso, sem uso, pode doar.

Identifique
Etiquetas e rótulos são maravilhosos para identificar pastas, potes de cozinha, itens no congelador etc. Aproveite a etiqueta para incluir a data de validade, no caso de alimentos. Com isso, todos da casa saberão onde está cada coisa e onde guardar novamente os itens utilizados.

Não acumule papéis
Essa triagem deve ser feita diariamente ou, no máximo, semanalmente, separando o que deve ser guardado e o que vai para o lixo. Contas são colocadas na pasta de contas a pagar, revistas são lidas e guardadas por uma semana ou duas, depois doadas ou descartadas, sugerem os organizadores profissionais.

O possível
Lembre-se de que a perfeição é inimiga da conclusão. Todas as dicas ajudam na arrumação de uma casa, mas a perfeição nunca será um caminho. Concentre-se no que é possível fazer e busque manter a organização estabelecida para cada espaço e cada item. 


Assuntos Relacionados