Beleza florida

Veja alguns cuidados necessários na hora de terceirizar os cuidados com o seu jardim.

Jardim

Quem não gosta de ter um jardim bem cuidado, cheio de plantas e flores para alegrar o dia? Um local agradável, convidativo para as crianças brincarem, receber os amigos, ter momentos de lazer, enfim, tornar a casa mais bonita e radiante? Porém, tudo isso dá trabalho e nem todas as pessoas têm disposição e habilidade para a jardinagem. Nesses casos, contratar uma empresa ou profissional especializado é a melhor alternativa.

Zelo e qualidade

O ambiente verde é essencial para o bem-estar. Gramados e jardins despertam a ideia de zelo, limpeza e sustentabilidade. Por isso, os serviços de jardinagem e paisagismo são cada vez mais procurados, principalmente por quem mora em casas, sítios ou chácaras.

Em condomínios residenciais, por exemplo, os jardins trazem a sensação de acolhimento e funcionam como um verdadeiro cartão de visitas. Ter um cantinho verde traz vantagens inclusive para as empresas, pois ajuda no convívio dos funcionários e  as pequenas pausas na rotina de atividades.

No entanto, escolher a pessoa ou a empresa que fará os serviços em seu jardim ou área verde é uma tarefa que exige cautela. A contratação de profissionais de jardinagem e paisagismo exige tempo de pesquisa e investimento.

O tamanho do jardim vai determinar a quantia necessária para a sua manutenção. Grandes gramados, evidentemente, vão custar mais caro do que pequenos espaços verdes, com apenas algumas plantas, por exemplo. Também conta para o valor do serviço a ser feito o tipo de vegetação. Algumas plantas exigem pouca manutenção; outras, necessitam de poda regular e controle de pragas. Caso haja árvores de grande porte, o preço pode subir por exigir maquinário específico e maior esforço do profissional.

Trabalho

Dentro dessas condições, o jardineiro pode realizar diferentes tipos de serviços, o que altera os valores que ele cobrará por mês ou a cada trabalho específico realizado. Entre as possibilidades de tarefas a serem contratadas estão: plantação de arbustos, árvores e flores; restauração ou construção de jardins; renovação de solos e controle de pragas; fertilização de terrenos; podas e cortes de arbustos; limpeza de terrenos e varandas; arranjo de canteiros e floreiras.

Para contratar um bom profissional, procure avaliações sobre ele na internet e quais as observações feitas por outros usuários, identificando se o perfil atende suas expectativas. Pesquise as qualificações, o tempo médio de
serviço e quanto ele cobra por hora, dia ou mês. Também é importante investigar quais são seus métodos específicos de trabalho.

Se optar por contratar uma empresa especializada, analise se ela age conforme a lei e se prioriza seus serviços. O processo pode parecer longo, mas como o investimento em jardinagem e paisagismo é alto, contratar profissionais capacitados e experientes gera mais segurança e satisfação, por ver seu espaço verde bem cuidado e sempre bonito.