O que eles desejam

Recrutadores

Encontrar a vaga certa é o desafio de muitos jovens que estão buscando emprego. E quando a vaga é anunciada, a lista de exigências para ocupar o cargo que a empresa está oferecendo parece não ter fim. Mas afinal, porque tanta exigência? Uma coisa é fato: a crise econômica do País afetou não apenas o bolso dos brasileiros, mas até os perfi s profissionais procurados pelos recrutadores. Quem observa é Valéria Mota, Gerente Executiva de Seleção da MRH Gestão. “A demanda de vagas diminuiu muito e, em virtude disso, as vagas surgem com perfis amplos e com nível de exigência maior”, afirma.
Ou seja, se você está procurando uma vaga no mercado de trabalho e parece não estar se encaixando nos perfis solicitados pelos recrutadores, é hora de avaliar o que pode ser melhorado no seu currículo ou no seu desempenho profissional para conquistar aquela tão sonhada vaga de trabalho.
 
PERFIS
Como explica Valéria Mota, de uma maneira geral, o mercado busca perfis mais dinâmicos, com visão estratégica e com foco no negócio. Com certeza ter um bom currículo é importante. E como reforça a Gerente Executiva da MRH Gestão, os recrutadores continuam observando questões como formação acadêmica, cursos, especializações
e vivência profissional. 
No entanto, empresas querem mais do que um histórico de qualificações: a busca é por pessoas que se envolvam com os propósitos e resultados do negócio. E como desenvolver este perfil quando se tem pouca experiência profissional? “As pessoas precisam estar em constante busca de desenvolvimento, capacitação e antenadas com as novas ferramentas de gestão para atender a um avanço tecnológico com rápidas e constantes mudanças”, afirma Valéria Mota.
Resumindo: para se destacar no mercado e achar a vaga certa, você precisa estar sempre atualizado, em busca de qualificação.
 
 
DICAS
 
1. Antes de se candidatar a uma vaga, procure conhecer o negócio da empresa, seus valores e posicionamento no mercado. Chegar em uma entrevista sem essas informações é considerado um erro grave;
 
2. Não envie currículos de forma aleatória. Para cada vaga, adapte o seu currículo, retirando ou colocando informações apropriadas a cada oportunidade. Quer aprender mais sobre elaboração de currículos? Confira na próxima quinta-feira, no #PartiuMercado;
 
3. Não perca a oportunidade de fazer networking e se conectar com pessoas da sua área de interesse. Não sabe como fazer networking? Não perca o 7° fascículo do #PartiuMercado.
 
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
LOGOSENAI LOGO FIEC logo prefeitura logo sebrae