Além da diversão

Com funções de entretenimento, decoração e melhora do conforto térmico, as piscinas se tornaram itens básicos nos empreendimentos cearenses.

Seja em condomínios, seja em residências, a piscina é, atualmente, um item muito comum nas construções cearenses. Além da função de entretenimento, proporciona socialização entre os moradores do empreendimento e melhora a sensação térmica, deixando o ambiente mais agradável.

Alesson Matos, arquiteto e urbanista com mais de 10 anos de mercado e professor dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unichristus, ressalta a função decorativa do equipamento. “Muitas vezes, você olha aquela imensidão e pensa que é uma piscina, mas apenas uma parte dela é para banho, o resto é espelho d’água, um trecho mais raso, puramente decorativo. Ele melhora a regulação do clima e ajuda a umidificar o ar”, destaca.

Lazer, bem-estar e segurança

Exatamente por ser tão valorizada pelo mercado, a piscina requer um cuidado especial desde o seu planejamento. O primeiro passo é chamar um arquiteto para analisar o espaço e definir o tipo de piscina mais adequado. As mais comuns são as de fibra e as projetadas. As primeiras são pré-fabricadas – basta ir a uma loja e escolher um modelo que atenda à demanda do empreendimento.

Em geral, esses estabelecimentos também comercializam outros equipamentos necessários, como motores e tubulações. É importante combinar com os funcionários da loja como o terreno deve ser preparado e se a escavação será realizada pela loja ou não.

A vantagem das piscinas de fibra é que elas têm a execução mais rápida e seu custo, geralmente, é mais baixo. Já as piscinas projetadas têm o trunfo na diversidade de formatos, tamanhos, revestimentos e cores. Com elas, é mais fácil que o projeto saia do jeito que o cliente quer.

Foto: Banco de imagens

Alesson Matos lembra dois cuidados especiais com esse tipo de equipamento. “Em uma piscina projetada, a carga de água é muito pesada. Por isso, é bom contratar também um engenheiro calculista, para que ele faça o cálculo correto sobre as paredes da piscina”, recomenda. O segundo ponto a se ter atenção é quanto à necessidade de eliminar quinas dos degraus e das bordas das piscinas, criando um acabamento arredondado e mais seguro.

Tendências

Se a condição de espaço permitir, a escada metálica pode ser substituída por degraus dentro da piscina. Outra inovação que já virou tendência é a integração da piscina com a sauna, sendo possível mergulhar na sauna e sair na piscina e vice-versa, acrescenta Alesson Matos.

Outra tendência estética é a utilização de revestimentos cada vez menores, como as pastilhas. “Pastilhas de 3x3 cm e 5x5 cm têm sido muito utilizadas, pois conferem melhor qualidade no acabamento. Também estão sendo usadas pastilhas de diferentes cores, compondo um mosaico”, analisa.

Outra modernização indicada por Alesson Matos se refere à tendência de utilização: muitos projetos têm a solicitação de se conseguir, em pelo menos uma parte dele, 25 metros de raia, para que os usuários possam nadar mais à vontade.

Item básico

No Ceará, em razão do clima tropical nas áreas litorâneas, e semiárido, no interior, a piscina faz muito sucesso. Segundo o arquiteto, urbanista e professor Alesson Matos, a preferência pelo equipamento é massiva. “Todos os condomínios residenciais que projetei, de edifícios e horizontais, têm piscina. É considerado um item básico. No entanto, a piscina requer manutenção e tem gente que foge disso. Então, algumas casas preferem jacuzzi, a banheira de hidromassagem. Dos meus clientes, 95% pedem piscinas”, descreve.