Os desafios da recolocação profissional

O cenário atual aponta para o início de uma recuperação da economia e o mercado de trabalho reage a isso. As empresas estão mais otimistas e contratações estão sendo retomadas.

Na busca pelo novo emprego, é importante ampliar e alimentar a rede de relacionamentos. Hora de se fazer conhecido e, acionar a sua rede de contatos, além de estar preparado para as oportunidades que aparecem.

Vemos muitos profissionais preparados tecnicamente para o cargo, mas ainda com lacunas nas competências comportamentais. Parece bobagem para alguns, mas não é. O seu comportamento afeta e pode emperrar a sua carreira. Por isso, quem ainda não buscou autoconhecimento, precisa correr atrás disso. Em alguns casos, procurar um profissional para orientá-lo pode ser uma boa estratégia.

Outro ponto importante a se considerar na busca por recolocação é saber que as remunerações sofreram reajuste nos últimos anos, então é importante avaliar outros itens que a compõem e ter flexibilidade para negociar, inclusive levando em conta a possibilidade de crescimento dentro da nova empresa.

Esteja bem resolvido com o que escolheu, não fique pouco tempo na empresa. Cumprir o ciclo de desenvolvimento é importante para sentir realização.

Madalena Medeiros
Diretora executiva do fastjob, mobile consultoria, palestrante e consultora