STDS oferece 2.450 vagas para cursos profissionalizantes em Fortaleza

Eletricista, cabeleireiro, manutenção de aparelhos de ar-condicionado, design de interiores estão entre os cursos ofertados

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), abriu 2.450 novas vagas em 33 cursos profissionalizantes nos sete Centros de Inclusão Tecnologia e Social (CITS). Destas, há 525 vagas para 21 cursos que terão início imediato no dia 20 de março. As demais turmas serão formadas ao longo do ano.

Os CITS são distribuídos nos bairros Conjunto Ceará (Rua 1.111, n° 10, 4° Etapa); Parque São José (Av. Cônego de Castro, n° 3.955); São Bernardo (Rua 24 de novembro, n° 555); Lagamar (Rua Monte Cristo, n° 191); Jangurussu (Rua L, n° 20), José Walter (Av. K, n° 330, 1° Etapa) e Mucuripe (Rua do Entardecer, n° 160).

Entre os cursos ofertados estão: organização de eventos; secretariado; recepção e atendimento; atendente de farmácia; recepcionista em serviços de saúde; atendente em telemarketing; operador de caixa; cozinheiro geral e confeiteiro. Confira a programação completa aqui.

Inscrição

Para se inscrever em um dos cursos, os interessados devem comparecer a uma das unidades dos CITS levando os seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, título de eleitor e comprovantes de residência e escolaridade atualizados.

Atividades socioesportivas

Os Centros de Inclusão também oferecem, com início imediato e durante todo o ano, 3.040 vagas em atividades socioesportivas como ginástica, futsal, futebol de campo e karatê. Além disso, aulas de violão, balé, teatro e danças (ritmos populares, dança flamenca, quadrilhas, dança de salão) são disponibilizadas.

Qualificação cidadã

Os Centros de Inclusão Tecnológica e Social atendem as comunidades por meio de qualificação profissional para jovens e de oficinas com as famílias. Nos CITS são desenvolvidas ações de geração de emprego e renda no entorno de cada Centro, o que visa fortalecer a economia dos bairros. As unidades são conveniadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE), o que facilita o encaminhamento dos estudantes ao mercado de trabalho. 

Todos os CITS possuem auditório com estrutura para realização de videoconferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, de professores, de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado.