Concurso PM-CE 2016: veja 11 pontos relevantes sobre o edital

Muitas dúvidas aparecem para quem deseja conquistar uma das 4.200 vagas abertas para a Polícia Militar: de idade mínima, quando será convocado e para qual município, quais exames de saúde serão exigidos, entre outros. Abaixo, um resumo sobre pontos relevantes do edital.

As inscrições do concurso público para soldado da Polícia Militar (PM-CE) começam às 8h do dia 22 de julho, de acordo com o edital publicado na última terça (12). Ao todo, são 4.200 vagas e a remuneração inicial é R$ 3.134,58.

A seleção tem validade de 2 (dois) anos, a contar da data de homologação do resultado final da 1ª Turma do concurso, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período.

A seguir, a editoria Empregos traz resumo com 11 pontos relevantes e presentes no edital da Polícia Militar do Ceará. 

1. Qual organizadora?

A organizadora é o Instituto AOCP, com sede em Maringá/PR, e não tem tradição na realização de concurso para polícias. Para quem possuir dúvida sobre o edital ou levantar algum questionamento, os interessados devem enviar e-mail para candidato@institutoaocp.org.br ou ligar para (44) 3344-4242.

2. Quantas etapas do concurso e quais são?

A seleção ocorre em três etapas:

1ª etapa: prova objetiva com 120 questões, de caráter de classificação e eliminação. São 20 questões de Língua Portuguesa, 10 em Atualidades, 10 de Matemática, 5 de Raciocínio Lógico, 15 de Informática e 60 de Conhecimentos Específicos;
2ª etapa: exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico (inspeção de saúde), de caráter eliminatório;
3ª etapa: Curso de Formação Profissional, de caráter classificatório e eliminatório. Nele, ocorrerão quatro fases, que são:

  • Avaliação Psicológica (de caráter eliminatório)
  • Avaliação de Capacidade Física (caráter eliminatório)
  • Investigação Social (caráter eliminatório)
  • Avaliação de Verificação de Aprendizagem (caráter classificatório e eliminatório)

3. Condições Gerais sobre o trabalho na PM-CE: horários, dias, jornada, etc

Trabalhar tendo contato cotidiano com o público, de forma individual ou em equipe, em ambiente de trabalho que pode ser fechado ou a céu aberto, com sol ou chuva, a pé, montado, embarcado ou em veículos (bicicletas, carros, motos, etc.), em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos), em datas de feriados e finais de semana, além de atuar em condições de pressão e de risco, com possibilidade de contágio de moléstias e de morte em sua rotina de trabalho.

A jornada é em regime de dedicação exclusiva, submetida à sistemática de expedientes e de plantões diurnos e noturnos, de longa duração, enquanto necessário for para finalizar o serviço policial.

4. Aprovados serão convocados em 2016, 2017 e até 2018

Serão convocados três turmas de aprovados:

imagem

5. E as mulheres? E se estiver grávida? 

Nas três turmas, considerar-se-á a distribuição das vagas na proporção de 95% para o sexo masculino e de 5% para o sexo feminino. Ou seja, são 210 vagas para mulheres. A candidata convocada que estiver na terceira etapa do concurso, na realização do Curso de Formação Profissional, não pode estar grávida, devido à incompatibilidade desse estado com os exercícios exigidos.

6. Vou trabalhar em qual município?

Podem ser convocados para trabalhar em qualquer Organização Policial Militar da Capital, da Região Metropolitana de Fortaleza ou do Interior do Estado do Ceará.

7. Quem tem 16 e 17 anos pode se inscrever?

O edital cita que até a data de inscrição no Curso de Formação (ou seja, a última etapa para cada uma das turmas) o candidato aprovado e convocado deve ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e, no primeiro dia de inscrição do concurso, idade inferior a 30 (trinta) anos. Além disso, deve ter concluído, na data da posse, o Ensino Médio.

8. Qual a altura exigida?

Ter, no mínimo 1m62cm de altura, se candidato do sexo masculino, e 1m57cm de altura, se candidata do sexo feminino

9. Como faço para não pagar taxa de inscrição? Há como?

Você precisa se enquadrar a um das cinco possibilidades abaixo:
Categoria A: Servidor Público do Estado do Ceará
Categoria B: Doador de Sangue no Estado do Ceará
Categoria C: Alunos que estudam ou concluíram seus estudos em entidades de ensino público
Categoria D: Pessoa Hipossuficiente (Lei Nº14.859/10)
Categoria E: Aluno cuja família perceba renda de até 2 (dois) salários mínimos

A solicitação de isenção da taxa de inscrição será realizada somente via internet no período das 8h do dia 22/07/2016 até às 23h59min do dia 28/07/2016, mediante preenchimento do Formulário de Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição em www.institutoaocp.org.br

10. 19 exames de saúde serão exigidos na 2ª Etapa: saiba quais

a) Hemograma, tipo sanguíneo, fator RH 
b) Glicemia em jejum
c) Ureia
d) Creatinina 
e) Chagas
f) VDRL
g) HBSAg
h) TGO
i) TGP
j) EAS
k) Eletrocardiograma
l) Raios-X simples do tórax
m) Eletroencefalograma
n) Audiometria
o) Laudo oftalmológico completo (acuidade visual com e sem correção, pressão intraocular e fundo de olho, inclusive avaliação cromática)
p) Ultrassonografia pélvica ou endovaginal (para candidatas do sexo feminino)
q) Radiografia panorâmica das arcadas dentárias
r) Raios-X simples da coluna vertebral
s) Exame toxicológico, sendo que este deverá ser entregue, quando da Inspeção de Saúde, em envelope devidamente lacrado pelo laboratório (caráter confindencial)

11. Exame Biométrico: o que será avaliado em meu corpo?

Será considerado “Não Recomendado” o candidato que for enquadrado em, pelo menos, uma das causas de inabilitação descritas a seguir:

a) possuir altura inferior a 1m62cm, se do sexo masculino, e 1m57cm, se do sexo feminino, aferida com a utilização de um estadiômetro
b) na face posterior do corpo, apresentar: rotação lateral cervical, inclinação lateral cervical, dismetria de membros inferiores; escápula alada; escoliose acentuada; pé varo acentuado; genuvaro acentuado; pé valgo acentuado; pé abduto acentuado, sequela de trauma
c) na face anterior do corpo, apresentar: deformidade torácica importante; cicatriz de cirurgia abdominal ou torácica extensa, sequela de traumas; lesões do globo ocular significativas
d) no perfil do corpo, apresentar: pé plano espástico desde que comprometa a locomoção; pé cavo acentuado
e) apresentar: acromegalia, varizes de membros inferiores de grau moderado a acentuado, lesões vasculares a ectoscopia significativas; sequelas neurológicas; amputações nos membros superiores; amputações nos membros inferiores; deformidade e rigidez articular, calosidade importante em pés; cicatrizes cirúrgicas ortopédicas recentes em membros.