Nove estratégias para superar o estresse

Deixar o estresse para trás é mais difícil do que parece, mas vai ajudar a conquistar o equilíbrio que você precisa

O estresse já é um companheiro comum das pessoas. Entretanto, ele pode prejudicar a sua vida de diversas formas diferentes. Saber como superá-lo é fundamental para garantir o equilíbrio mental e emocional, mas não é tão simples quanto parece. Para isso, confira uma lista com 9 estratégias de sucesso.

1. Tenha autocompaixão

Não confunda sentir autocom-paixão com ter pena de si mesmo. Na verdade, isso significa apenas que você não deve ser tão duro consigo mesmo quando falhar. Pare de se cobrar a perfeição. Por mais que você queira alcançá-la, essa é uma tarefa muito complicada. Contente-se em ser o melhor que você puder.

2. Olhe o contexto geral

Pensar em uma tarefa específica pode ser bastante estressante por diversos motivos. Você passa tempo demais focado na mesma coisa e começa a perder referências externas. Se você se mantiver conectado aos objetivos gerais, será mais fácil lidar com as tarefas pequenas. Isso acontece porque um contexto amplo significa um propósito maior com o qual você pode se comprometer.

3. Confie na rotina

Embora pareça entediante, a rotina pode garantir momentos de relaxamento para você. Isso acontece porque qualquer decisão que precise ser tomada - desde as mais complicadas até as mais simples - criam um estado de tensão na sua mente, o que causa o estresse. Já com a rotina, você consegue se colocar "no automático", ou seja, fazer as coisas porque está habituado. Lembre-se apenas de que essa não é uma prática aplicável em todas as áreas da vida. Procure restringi-la a atividades pequenas.

4. Faça algo que considere interessante

Você não pode se concentrar apenas nos problemas, isso vai destruir a sua sanidade mental. Por isso, reserve algum tempo do seu dia para fazer algo que você considera interessante. Não precisa ser, necessariamente, algo divertido ou relaxante, apenas algo que desperte o seu interesse.

5. Especifique a lista de tarefas

Por mais que você se considere capaz de definir prioridades e colocá-las em prática, deixar a lista de tarefas muito "generalizada" vai atrapalhar o seu trabalho. Coloque datas e horários para os seus compromissos, deixe claro quais são os passos de cada uma das tarefas a serem realizadas.

6. Pense "e se"

É claro que manter o pensamento positivo é fundamental para superar o estresse, mas em alguns momentos pode ser útil olhar para os seus planos e perguntar "e se". Embora pareça um pensamento desnecessário, analisar as coisas sob essa perspectiva pode mostrar a você em que pontos você está pecando.

7. Pense em progresso, não em perfeição

De nada vai adiantar tentar alcançar a perfeição. Lembre-se de que embora você se aproxime dela, o fato de não conseguir alcançá-la pode ser muito frustrante. Por isso, uma boa estratégia é pensar em progresso. Estabeleça metas e objetivos.

8. Pense no que já conquistou

Olhar para trás e analisar tudo que você já conquistou também pode ser uma ótima saída. Dessa maneira você se sente motivado a seguir adiante.

9. Saiba quando escolher otimismo e pessimismo

O otimismo é uma característica muito positiva, mas em alguns casos pode atrapalhar o seu desempenho. Algumas vezes, uma dose de pessimismo pode trazer você de volta para a realidade e fazer com que se esforce mais para alcançar o que quer. Você só precisa saber qual é a hora exata de optar entre um e outro.