Lista importante do que não esquecer

Exames médicos - Alguns destinos internacionais exigem a apresentação de carteiras de vacinação atualizadas, bem como realização de outros procedimentos de saúde. No entanto, indicamos que qualquer intercâmbio seja precedido de um check-up completo. Informações sobre o país - Aplicativos de mapas e localização, por exemplo, são essenciais. Os guias de viagens também são uma boa aquisição, especialmente em suas versões digitais.

Documentos e itens essenciais - Os documentos e comprovantes de identidade são indispensáveis. Reúna todos eles meses antes da partida, mantendo-os numa pasta ou envelope. Os detalhes de passaporte e visto, caso seja necessário, também devem ser resolvidos com máxima antecedência, dada a burocracia que normalmente envolve sua confecção. Outros itens essenciais como os remédios de uso contínuo ou os medicamentos para os sintomas mais comuns também devem ser levados em conta.

Planos de estudos - Defina com exatidão qual será o plano de estudos e o cronograma de disciplinas a serem cursadas. Consulte o coordenador do seu curso sobre possíveis aproveitamentos de estudo (equivalências). Tome nota dos horários e dos locais.