Estudar fora exige alguns cuidados

Programar um intercâmbio exige do aluno e, se for o caso, de seus pais e responsáveis alguns cuidados para garantir uma boa experiência de viagem e ensino. Confira aqui alguns pontos importantes para serem observados.

1. Pesquise - É muito importante que antes da viagem seja feita toda pesquisa disponível e necessária para evitar problemas como mau atendimento, surpresas desagradáveis no decorrer do processo e, em alguns casos, até calotes financeiros.

2. Busque referências - Especialistas do segmento de educação internacional sugerem, na medida do possível, que se busque em outras pessoas que já tiveram a experiência dicas, informações e detalhes da sua viagem.

3. Estrutura - Onde o intercambista vai morar? Qual a distância do local de estudos? Como será feito esse trajeto: a pé, de ônibus, metrô? Como é feita a compra do transporte público? De que maneira será providenciado, se necessário, o atendimento em saúde? Esses são os questionamentos básicos que devem ser respondidos na ponta da língua pelos organizadores da experiência. Programar um intercâmbio exige essas atenções.