Dicas para quem vai mudar de cidade

1. Pesquise a cidade onde vai viver - Busque se informar sobre características como pontos turísticos, meios de transporte, opções de lazer, gastronomia, supermercados, etc. É importante não firmar contratos ou outros compromissos mais duradouros com imóveis antes de conhecer a realidade da vida de estudante local.

2. Use opções temporárias de moradia - Tenha como foco inicial o de encontrar uma moradia temporária, geralmente nas repúblicas de estudantes. É comum que alunos veteranos ofereçam esse suporte aos calouros logo na recepção. É preferível começar com a experiência nas repúblicas universitárias para, em seguida, escolher melhor seu bairro e modelo de morada.

3. Contrato de aluguel - Uma das vantagens das repúblicas de estudantes já existentes é que, tendo em vista já ter moradores anteriores, toda a documentação para locação já está preenchida. Escolher uma nova residência para alugar significa ter compromissos documentais com o proprietário ou, então, a imobiliária. Isso significa apresentar garantias como fiador, seguro-fiança ou depósito. Por outro lado, cumprindo com essas exigências, você tem o total controle do contrato de locação.