Concursos + Simulado

Matemática

Questões no estilo "certo" ou "errado"

1) O Ministério da Justiça pretende selecionar ao acaso 3 policiais para executar um trabalho na área de tributos. Esses 3 policiais serão selecionados de um grupo composto por 6 homens e 5 mulheres.

A respeito dessa situação, julgue o próximo item.

A probabilidade de os 3 policiais serem do mesmo sexo é superior a 0,19.

Certo

Errado

2) Para melhorar a fiscalização, evitar o desmatamento ilegal e outros crimes contra o meio ambiente, 35 fiscais homens e 15 fiscais mulheres serão enviados para a região Norte do Brasil.

Desses fiscais, uma equipe com 20 fiscais será enviada para o Pará, outra com 15 para o Amazonas e uma outra com 15 para Rondônia.

Considerando que qualquer um desses 50 fiscais pode ser designado para qualquer uma das três equipes, julgue o item seguinte.

Considere que o destino de cada um dos 50 fiscais será decidido por sorteio da seguinte forma: em uma urna, colocam-se 20 fichas com o nome Pará, 15 com o nome Amazonas e 15 com o nome Rondônia. O fiscal, ao retirar da urna uma ficha, terá identificado o seu destino.

Nesse caso, se os 5 primeiros fiscais que retiraram suas fichas terão como destino o Amazonas ou o Pará, a probabilidade de o 6º ir para Rondônia é inferior a 17/50.

Certo

Errado

Texto para as questões 3 e 4

Roberto e Maria são candidatos a empregos em uma empresa. Sabe-se que a probabilidade de Roberto ser contratado é igual a 25%; a probabilidade de Maria ser contratada é igual a 1/3 e que a probabilidade de ambos serem contratados é igual a 3/18.

Com base nessa situação, julgue os itens que se seguem.

3) A probabilidade de que apenas um deles seja contratado é igual a 25%.

Certo

Errado

4) A probabilidade de Roberto ou Maria ser contratado é inferior a 0,41.

Certo

Errado

5) Carlos tem R$ 660,00, Mário tem R$ 1050,00 e Vitor nada tem. Carlos e Mário dão parte de seu dinheiro a Vitor, de forma que todos acabam ficando com a mesma quantia.

Com base nessa situação apresentada, julgue o próximo item.

O dinheiro dado por Mário representa mais de 45% do que ele possuía.

Certo

Errado

arte