Como fazer seu chefe investir em suas ideias

Você enfrenta respostas negativas todas as vezes que propõe algo novo em seu trabalho? Confira dicas da Universia

Essa situação é vivenciada por muitos profissionais: seus chefes solicitam sugestões de projetos e soluções e, depois de fazer as propostas, o profissional só recebe respostas negativas. Ter suas ideias rejeitadas com frequência no trabalho pode ser algo desanimador e frustrante. Para enfrentar esse problema, algumas sugestões podem ajudar você.

1. Seu trabalho é a credibilidade do seu chefe

Parte do trabalho de toda pessoa, gostando ou não, é fazer com que o chefe tenha uma boa imagem. O seu trabalho é a credibilidade de seu superior, por isso busque a participação dele na elaboração dessas sugestões.

2. Não deixe a frustração tomar o controle

As razões pelas quais suas ideias são vetadas podem parecer insuficientes ou até mesmo incoerentes para você, mas seu chefe pode ter informações sobre o trabalho que não estão em sua alçada. Sua frustração é compreensível, mas não deixe que ela tome o controle. Procure abordagens e perspectivas diferentes sobre esse mesmo problema.

3. Procure entender

Converse com seu chefe sobre suas ideias e qual é a principal intenção por trás dessas sugestões buscando uma avaliação que pode ajudar você a melhorar as próximas propostas. Pergunte se ele ou ela já esteve em sua situação como essa antes e como agiu para melhorar o desempenho. Você poderá entender melhor como seu superior pensa e, a partir disso, personalizar suas ideias de acordo com os critérios que ele utiliza para julgar algo bom.

4. Converse com outras pessoas

Procure conversar com colegas sobre a situação geral e veja se eles já passaram pelos mesmos problemas e como agiram. Elas podem oferecer uma perspectiva diferente sobre essa situação e ajudar você a lidar com isso.