Cinco maneiras de gerenciar o estresse

Está difícil lidar com o estresse do trabalho, dos estudos e da família? Veja dicas da Universia para se sair bem

No mundo atual qualquer comportamento é um fator estressante. Contudo, você pode gerenciar o sentimento, de modo que ele não interfira de maneira negativa. É preciso contar com estratégias eficientes e simples de serem colocadas em prática. Confira algumas delas.

1. Elimine os fatores

É impossível se livrar de todos os fatores estressantes na sua vida, mas uma boa parte deles pode ser eliminada após uma análise realista. Identifique pessoas, situações e objetos que causam estresse em sua vida. Verifique o que pode ser eliminado completamente, o que é possível minimizar e o que você pode evitar.

2. Mude as perspectivas dos problemas

Se existe algum fator estressante que não possa ser eliminado, mude a maneira como você olha pra ele. Procure mudar a perspectiva do problema, assuma o controle da situação. O que realmente causa o estresse é ser controlado por uma situação negativa. Se você olha para ela como uma oportunidade de aprender e reage de maneira positiva, as situações se tornam menos apavorantes.

3. Tome uma atitude

Ficar parado olhando um problema crescer cada vez mais não vai diminuir o seu estresse. Portanto, se você não quer ser afetado, comece a fazer algo. Não importa se a sua atitude poderá ou não eliminar aquele problema. O fato de estar decidido, por si só, já ajuda a acabar com o estresse. Não espere que o problema se resolva sozinho, busque soluções.

4. Mantenha-se saudável

Ter uma boa condição de saúde é fundamental se você quer manter os níveis de estresse controlados. Além disso, esse é o aspecto mais fácil de ser controlado por você. Uma boa forma física aumenta sua energia e permite que você lide com o estresse de maneira efetiva. Uma boa saúde mental impede que o estresse afete os seus comportamentos.

5. Recarregue as energias

Tire um tempo para si mesmo. Não tenha medo de parecer egoísta, em certas ocasiões você deve colocar seus interesses em primeiro lugar. Cuidar de si mesmo aumenta a energia e faz com que você se conheça melhor.