223 vagas: Tribunal de Justiça lança seleção para cartórios

Concurso é para candidatos com nível superior em Direito ou 10 anos de atividade em cartórios

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) divulgou edital de abertura de concurso com 223 vagas para serviços notariais e de registros.

Os cartorários não têm remuneração fixa, já que não exercem um cargo ou função pública, e sim um serviço público delegado do Poder Judiciário a particulares, que arcam com os encargos necessários.

As vagas deste concurso também estão divididas entre aquelas que serão preenchidas por ingresso, destinadas a qualquer interessado que tenha concluído o nível superior em Direito ou tenha exercido durante dez anos funções cartorárias; ou por remoção, que são apenas para os titulares com no mínimo dois anos de atividades em delegações do Estado do Ceará.

Para ingresso, são 149 chances e para remoção elas somam 74. Portadores de deficiência têm direito à reserva de 5% do total das vagas oferecidas, totalizando 12 oportunidades.

Haverá um sorteio para definir as vagas de ingresso, remoção e para deficientes em cada comarca, no dia 20 de fevereiro, às 9h na sede do TJCE (Av. Gal Afonso Albuquerque, S/N, Cambeba, Fortaleza).

Os aprovados serão lotados em cartórios de comarcas dos municípios de todo o Estado, conforme o edital.

De 26 de fevereiro a 6 de abril, os candidatos deverão acessar os sites www.cartorio.tjce.Ieses.org ou www.tjce.jus.br, preencher a ficha de inscrição e pagar o boleto no valor de R$ 200.

Doadores de sangue (mínimo duas doações no último ano) ou os que forem servidores públicos estaduais, poderão solicitar isenção de taxa.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, discursiva (escrita e prática), oral e de títulos. A primeira etapa está marcada para 20 de maio, em Fortaleza. A prova discursiva está prevista para ser aplicada em 5 de agosto de 2018, também na Capital.

Os documentos relativos à Prova de Títulos devem ser encaminhados entre os dias 12 e 28 de novembro de 2018. Os nomes dos participantes da prova oral serão disponibilizados em 16 de janeiro de 2019.