Yaris hatch e sedan lançados dia 7 de junho

Agora é oficial, a Toyota confirmou que seu novo e aguardado carro, o Yaris, terá lançamento das duas carrocerias, a hatch e sedan próximo dia 6 de junho, em São Paulo, para a imprensa automotiva.

Os concessionárias da marca estarão reunidos em convenção nacional nesta terça (5), quando serão apresentadas estratégias e os próximos lançamentos da concorrida marca.

O lançamento para o público do novo carro será no Yaris Day (Dia Yaris), dia 21 de junho, em todas as concessionárias, no caso de Fortaleza, na Newland, a partir das 19 horas.

Os motores confirmamos nos bastidores, com funcionários da marca que estiveram no treinamento realizado para a rede autorizada, ainda em maio. Serão motores 1.3l, o mesmo do Etios, com 98 cv com etanol e 88 cv com gasolina, mas recalibrado para ter mais potência e torque, com câmbio manual. O outro motor será 1.5l, com 107 cv com etanol e 102 com gasolina. Câmbio pode ser manual, com cinco velocidades ou CVT, que simula seis velocidades automático.

O Yaris terá controle de estabilidade e de tração de série, item que o Etios adotou em praticamente todas as versões na linha 2019. Na Ásia, o sedan da Toyota sai de fábrica com sete airbags. Aqui, o Yaris deve vir com esse item só na versão mais cara, que também devem ter ar-condicionado digital e central multimídia com tela touch de sete polegadas.

Em ranking feito pela consultoria Focus 2Move que considera carros pequenos aqueles com comprimento entre 3,50 m e 4,10 m, o Toyota Yaris ficou em segundo lugar entre os mais vendidos no mundo. Polo é o primeiro. Esse segmento é chamado de subcompacto nos Estados Unidos e de segmento B na Europa. Aqui, seria o nosso equivalente a compacto premium. E entram na lista apenas hatches e sedãs, embora hoje já existam SUVs com essas dimensões.

Segundo a Focus 2Move, os maiores mercados nesse segmento são China, Japão e Índia. E em relação aos números de 2016, Polo e Yaris conseguiram manter suas posições, enquanto o Clio subiu uma colocação.