Volvo lança menor SUV de sua linha, o estiloso XC40

Novo SUV da Volvo, XC40 é lançado com três versões e previsão de 2 mil unidades vendidas por ano no Brasil

Legenda: SUV Menor Mesmo sendo o caçula da linha, XC40 tem bom espaço interno e capricha na tecnologia

Seus rivais têm força no mercado: Audi Q3, Mercedes-Benz GLA e BMW X1. Mas a Volvo aposta em tecnologia e sua reconhecida segurança veicular para conquistar o disputado mercado de SUVs premium de entrada.

Produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, o XC40 foi apresentado mundialmente em novembro de 2017, em Barcelona (Espanha), e é oferecido em três versões de acabamento: T4, T5 Momentum e T5 R-Design. No Brasil foi lançado semana passada em Florianópolis, belíssima capital de Santa Catarina.

As versões T5 Momentum First Edition e T5 R-Design First Edition, já esgotadas, trazem um pacote especial de equipamentos, incluindo câmera 360°, assistente de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert, bancos dianteiros com aquecimento, bancos traseiros rebatíveis eletricamente com acionamento pelo porta-malas e sistema de alerta em caso de colisão traseira.

Medidas

Com dimensões de um legítimo SUV, o XC40 apresenta um grande entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes.

O XC40 combina robustez com visual elegante e refinado. O exterior tem um capô longo e largos para-lamas que confirmam a presença imponente do modelo. A forte personalidade da dianteira, a exemplo do XC60 e do XC90, é expressada pelo mais avançado sistema de iluminação do segmento.

O Volvo FULL LED System incorpora quatro funções aos faróis do veículo: Automatic Bending Lights (ABL), com luzes auto-direcionais que acompanham o giro do volante; Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; nivelamento automático do facho do farol, de acordo com a carga do veículo; e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna em formato "T" (Martelo de Thor) contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros.

O carro chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive), que calcula constantemente a distribuição de tração entre os eixos para obter a melhor performance e estabilidade. O controle absoluto do veículo se dá também por meio de diferentes modos de condução. São cinco no total, que ajustam parâmetros relacionados à resposta do motor, agilidade de troca de marchas, ajuste de esforço da direção, resposta dos freios e estabilidade: Eco: privilegia economia de combustível; Comfort: prioriza suavidade nas reações do veículo; Off-road: para transitar fora de estrada; Dynamic: para uma condução mais esportiva; Individual: customiza a configuração.

O modelo dispõe de transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor, que gera potência de 190 hp a 4.700 rpm e torque de 300 N.M entre 1.300 e 4.000 rpm - esta versão chega ao mercado brasileiro a partir de julho.

Também está disponível para o XC40 o renovado propulsor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, o mais potente de seu segmento com 252 hp.

O ótimo torque de 350 N.M se dá numa ampla faixa entre 1.800 e 4.800 rpm, garantindo ótima retomada de velocidade e ultrapassagens seguras. Em números, o novo utilitário esportivo da Volvo Cars chega a 230 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 6,4 segundos.

Em relação à segurança, o XC40 se beneficia das premiadas tecnologias conhecidas nos veículos XC90 e XC60. O modelo é equipado com o City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro.

Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h. Um primor de segurança.

Ficha técnica

Motor: 2.0 l, 4 cilindros em linha, 16V, turbo
Potência: 252 cv a 5.500 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1800 rpm
Câmbio:Automático de oito marchas; tração integral
Preços (modelo 2019):

XC40 T4 - R$ 169.950 (a partir de julho)
XC40 T5 Momentum - R$ 194.950
XC40 T5 R-Design - R$ 214.950
Vendas para PCD
XC40 T4 - R$ 145.950
XC40 T5 Momentum - R$ 169.950
XC40 T5 R-Design - R$ 189.950

Fonte: Volvo do Brasil

Mais informações:

Confira mais detalhes e imagens do carro da Volvo no Blog do Automóvel basta acessar: blogs.diariodonordeste.com.br/automovel