Auto
Velar: exclusividade ao limite nos detalhes
Modelo é o primeiro da marca liberado para ser todo customizado. Para o Brasil, também tem pronta-entrega
O quarto membro da gama range rover carrega elementos off road, mesmo que o caráter urbano seja o apelo mais forte. Junto ao terrain response (citado na capa) e à tração integral, o velar dispõe ainda de suspensão a ar frontal e traseira que altera a altura do carro em cerca de 50 milímetros. Esse ponto foi útil tanto para os obstáculos naturais como os montados no circuito do primeiro dia de teste. Além disso, a suspensão reduz 10mm automaticamente quando passa os 105 km/h, para melhorar desempenho e economia de combustível.
No design, também mostra sua vocação para estilo e para o extremo. As maçanetas, por exemplo, como no f-type, são escamoteáveis, e ajudam o velar, com coeficiente de apenas 0,32, a ser o veículo de maior eficiência aerodinâmica da land rover. Para completar, ainda contribui no frio, tirando a "crosta" de gelo de até 4 cm da maçaneta, quando ela se projeta para fora.
Além do extremo em temperatura, na escuridão o modelo também se adapta. De série no first edition e opcional aos outros, os faróis em led podem vir acompanhados da tecnologia "matrix-laser", que permite alcance maior de até 550 metros, melhorando a visibilidade à noite.
Falando em visual, seu desenho tem destaque nas saídas de escape duplas e cromadas integradas ao para-choque, os faróis ultrafinos em led e as lanternas em led. No interior, o estilo tecnológico passa as telas
Duplas centrais e do painel de instrumentos e avança também ao volante com seus botões intuitivos (ainda com desenhos) que facilitam uma rápida aprendizagem do seu uso, como aquecedor de direção, mudança de música do som e controle de cruzeiro.
Equipamentos
A versão de entrada vem com o Adaptive Dynamics, o qual analisa os comandos do motorista no acelerador, nos freios e na direção e aciona os amortecedores que eletronicamente ajustam as configurações da suspensão para total equilíbrio e estabilidade. Os retrovisores vêm com redução de reflexos e rebatimento elétrico com acionamento das luzes de acesso ao destravar o veículo. Além disso, tem sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, som Meridian de 380W, entre outros equipamentos.
Na top First Edition, baseada na HSE, além de elementos visuais, como o teto preto e detalhes no capô exclusivos, tem itens a mais, como o head-up display, o som Meridian Surround com 1600W e o sensor de profundidade.
Desenvolvimento
Foram quatro anos de concepção. E, nesse período, primeiro veio a criação e só depois o nome da criatura. No entanto, foi perfeita - inclusive parece até planejada - essa vinda do novo membro da família Range Rover batizado de Velar. Afinal, há 50 anos nascia com igual nome o primeiro protótipo da gama.
Da característica principal, muito mais que design e os equipamentos, destaco a versatilidade como seu elemento dominante. É a primeira vez que a inglesa Land Rover libera totalmente a customização de um modelo ao cliente final.
Para os que não querem pensar ou esperar muito, haverá quatro versões em novembro (com pré-venda desde maio) para pronta-entrega, tendo a First Edition limitada só a 20 unidades, com um único motor.
Porém, em breve dois novos propulsores serão oferecidos: o 2.0 a gasolina com 250 cv, 217 km/h de máxima e com preço a partir de R$ 291 mil e o 2.0 turbo a diesel de 180 cv por a partir de R$ 311 mil.
Para demais combinações, o consumidor pode ver as possibilidades no site: oito rodas que variam o design e o tamanho de 18 a 22 polegadas, 13 cores de carroceria, oito acabamentos de interior que incluem alumínio escovado, laca ou fibra de carbono, de 11 a 23 alto-falantes e seis tipos de revestimento de assentos, painel e porta estão entre os elementos a serem personalizados.
Mas, aqui no Brasil, além da diferença do preço, o consumidor acaba gastando ainda mais tempo para levar o veículo para casa, em torno de seis meses da personalização no Reino Unido, na fábrica de Solihull, ao processo de importação para o País.
O Velar chega posicionado entre Evoque e Range Rover Sport e é um forte rival no mercado de SUVs premium - vai brigar com Volvo XC90, Porsche Macan e BMW X6.
Equipamentos
S - R$ 383.100
Sistema Terrain Response
Faróis em LED
Volante em couro
Painel de instrumentos em TFT
Controle de cruzeiro
Aviso de saída de faixa de rodagem
Sensor de est. Traseiro e dianteiro
Abertura do porta-malas por gesto
Rodas aro 19
Bancos em couro perfurado
Assentos com 10 ajustes e memória
SE - R$ 405.400
Faróis em LED com DRL
Rodas aro 20'
Retrovisores com sistema de monitoramento de ponto cego
Sensor de fadiga do motorista
Sensor de estacionamento em 360°
Sensor de tráfego reverso
HSE - R$ 445.500
Rodas aro 21'
Bancos em couro Windsor perfurado
Assentos elétricos com 20 ajustes, memória e sistema de aquecimento
Ajuste elétrico da coluna de direção
Retrovisores com sistema de monitoramento de ponto cego
Controle de cruzeiro adaptativo c/ assistente de congestionamento
Assistente de faixa de rodagem
Sistema Park Assist
First Edition - R$ 513.900
Sistema Configurable Dynamics
Matrix-laser LED com assinatura em DRL
Terrain Response 2
Teto na cor preta
Revestimento do teto em couro
Head-up display
Soleira iluminada
Luz de ambiente configurável
Sensor de profundidade