Salão Alemão: elétrico e autônomo

Maior evento de carros do mundo, Frankfurt Motor Show tem lançamentos mundiais e foco em inovações

Com o tema "O Futuro é agora", a edição número 67 do Salão do Automóvel, em Frankfurt, Alemanha, trouxe lançamentos mundiais e ênfase nos veículos autônomos e híbridos/elétricos. Uma das coletivas mais concorridas foi a da Mercedes-Benz, com destaque para o superesportivo híbrido Project One e o Conceito EQA, ambos lançamentos mundiais. No gigantesco stand de três andares, a picape Classe X (veja na página 4) também se destacou e atraiu a atenção da mídia internacional.

A expectativa é de que mais de dois milhões de pessoas visitem o evento até o dia 24, nos 200 mil metros quadrados de 11 pavilhões.

O carro do Salão sem dúvida é o Project One AMG, da Mercedes-Benz. Um supercarro de 1.000 cv de potência, com tecnologia herdada da Fórmula 1, com velocidade máxima de 350 km/h e que vai de 0-200 km/h em seis segundos.

LEIA AINDA: 

 
Fórmula 1

O supercarro de dois lugares da Mercedes-Benz incorpora uma versão modificada do sistema propulsor utilizado no carro de Fórmula 1 da montadora, formado por um 1.6 V6 turbo (com quatro válvulas por cilindro) com mais de 680 cv às 11.000 rpm, a funcionar em conjunto com quatro motores elétricos, além de uma nova caixa sequencial de oito velocidades AMG Speedshift (que é dotada de um sistema hidráulico e com patilhas no volante).

Mais rápido

Quer saber qual o superesportivo mais rápido do Salão? É o Bugatti Chiron. Vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos. Motor 8.0 litros de 16 cilindros em W. Chega aos 400 km/h em apenas 42 segundos, novo recorde mundial.

No estande da marca japonesa Toyota, o SUV C-HR estava em destaque, principalmente a versão híbrida. Esse carro já é vendido na Europa com sucesso e deve vir ao Brasil, talvez em 2019, mas a marca não confirma.

No espaço da Ferrari, a novíssima Portofino, que ficou no lugar da Califórnia. Motor V8, turbo, 3.8 litros e 600 cv de potência. O foguete vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.

No stand da alemã Porsche, destaque para a nova 911 GT2 e a GT3, além das novas Cayenne Turbo e Cayenne S.

*O editor viajou a Frankfurt (Alemanha) a convite da Newsedan Mercedes-Benz