Ritual de iniciação no mundo 4x4

Tem gente que comprou carro com tração nas quatro rodas mas nunca usou; nada melhor do que começar pelos raids

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Comboio: sempre fazer trilhas em comboio para evitar surpresas e um ajudar o outro

O sonho da família foi realizado: na garagem um carro com tração nas quatro rodas, os famosos 4x4. Toda uma vida de aventuras, praias, trilhas fazem parte desse novo mundo. Mas não é bem assim. Antes de sair por aí com seu veículo nas praias, é bom tomar alguns cuidados. Primeiro, saber se o local pode ter carros 4x4 trafegando. Listei alguns itens abaixo.

1. Revisão antes da trilha

O mais importante é fazer uma revisão no veículo antes de entrar na trilha. Verifique água, óleo, freios, embreagem, pneus e outros itens de segurança como os cintos. E não se esqueça de levar um kit de primeiros socorros, com repelente, protetor solar, agasalhos e roupas extras, além de água e alimentos suficientes para dois a três dias a mais do que pretende ficar - isso será fundamental caso você fique atolado ou precise aguardar um reboque.

2. Equipamentos úteis

Existem alguns itens que podem te ajudar - e muito - em uma situação não esperada em uma trilha. Vale a pena ter no carro: cabo para ligação direta (a popular "chupeta"), pás pequenas (melhor ainda se forem dobráveis para ocupar menos espaço), bomba para calibrar os pneus, lanterna, capa de chuva, luvas, facão ou machado (uma ferramenta para cortar galhos caso atole), cinta ou corda para reboque, prancha de desatolagem (se possível) e spray reparador de pneus.

3. A escolha dos pneus

Se você for encarar terrenos com lama, é preciso estar com pneus lameiros (mud) próprios para off-road, que possuem sulcos maiores e mais largos, oferecendo maior aderência nesse tipo de piso. Pneus para o asfalto não conseguem "limpar" o barro e deixam o pneu liso, fazendo o carro derrapar com mais facilidade. Mas se você estiver com um pneu lameiro, deve ter atenção redobrada ao sair no asfalto, pois ele não tem a aderência adequada para esse tipo de piso. Por outro lado, se você possui apenas um veículo e não pretende se arriscar demais na trilha, pode optar pelos pneus de uso misto, que costumam ser 50% asfalto e 50% para a terra - também são comuns os modelos 70% asfalto e 30% terra. Assim você evitará surpresas e não terá gastos extras.

4. Calibragem para cada piso

Outro ponto importante é a calibragem. Na lama e na areia, por exemplo, é aconselhável calibrar os pneus com uma pressão menor para facilitar a transposição do terreno. Murchos, os pneus têm maior área de contato com o solo e assim oferecem maior tração. Mas tome cuidado para não esvaziar demais, pois isso pode fazer o pneu se soltar da roda - pelo mesmo motivo, evite fazer curvas muito fechadas. Especialistas alertam que a pressão adequada nesses casos varia conforme o pneu.

5. Quando usar a tração 4x4?

A tração nas quatro rodas é importante quando você estiver em terrenos com baixa aderência, como lama, areia ou pisos molhados. Se o seu carro possui tração integral permanente, o sistema fará o trabalho sozinho, identificando automaticamente quando é preciso acionar as rodas traseiras. Nos carros em que o 4x4 é ligado por uma alavanca ou botão, o motorista aciona o sistema quando necessário.

Saiba mais

1. Quando usar a tração 4x4?

A tração nas quatro rodas é importante quando você estiver em terrenos com baixa aderência, como lama, areia ou pisos molhados.

2. E quando ligar a reduzida?

A tração 4x4 com reduzida deve ser usada apenas para transpor obstáculos específicos que precisem de mais força/torque, como áreas alagadas, lama ou subidas íngremes ou ainda para rebocar outro veículo,

3. Transpondo áreas alagadas

Antes de tentar transpor um rio ou uma área alagada, primeiro desça do carro e verifique a profundidade da água com um pedaço de pau, o tipo de piso e se há correnteza. Esteja certo de que ela não ultrapassa a altura máxima recomendada

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